A homoparentalidade vivenciada em diferentes contextos

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e descrever a vivência da parentalidade para famílias homoparentais brasileiras e para famílias homoparentais portuguesas. O debate sobre a temática da família e suas diferentes configurações vem crescendo no contexto nacional e internacional, sobretudo motivada pelas mudanças políticas e sociais ocorridas ao longo das últimas décadas no contexto público e privado. Embora, ao se imaginar a família, ainda prevaleça o modelo de família nuclear, tem-se ampliado a compreensão de que existem diferentes formas de convivência familiar e diversidade de configurações familiares, e que estas têm legitimidade e podem garantir o desenvolvimento de seus membros. Para a Teoria Bieoecológica do Desenvolvimento é no microssistema familiar que o indivíduo estabelece suas primeiras relações significativas e é através de interações recíprocas, frequentes e contínuas, chamadas processos proximais, que o indivíduo se desenvolve. Assim, na parentalidade, os processos proximais estabelecidos entre os adultos e as crianças promovem o desenvolvimento de ambos. Para essa teoria, entre outros fatores, o macrossistema, contexto no qual valores, cultura e crenças estão presentes, influencia a ocorrência dos processos proximais. Portanto, é relevante estudar como a parentalidade se organiza e é vivenciada em diferentes contextos. Para entender os objetivos, esta pesquisa será composta por três estudos. O primeiro estudo se trata de uma revisão integrativa acerca da produção científica sobre a homoparentalidade no Brasil e em Portugal. Inicialmente, o material levantado será organizado a fim de buscar padrões na produção científica sobre o tema, e em um segundo momento do estudo será realizada uma análise qualitativa do material levantado a partir do referencial da Análise Temática. O segundo estudo, de caráter quantitativo, pretende identificar se as famílias homoparentais portuguesas e brasileiras diferem com relação às práticas parentais, conjugais, níveis de apoio social e de resiliência familiar. Pretende-se a participação de 40 respondentes brasileiros e 40 portugueses, que responderão a um questionário composto por questões sociodemográficas e pelas escalas a seguir: Inventário de Práticas Parentais; Escala de Ajustamento Diádico; Percepção do Apoio Social – Inventário de Funções; Questionário de Forças Familiares; Qualidade de Vida Formulário Parental, além de questões abertas complementares. A análise de dados será realizada através do programa estatístico SPSS, enquanto para a análise referente aos dados textuais do questionário será utilizado o software IRaMuTeQ. O terceiro estudo parte de uma perspectiva qualitativa, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre como as famílias homossexuais brasileiras e portuguesas vivenciam a parentalidade com seus filhos e melhor conhecer os diferentes contextos envolvidos no dia-a-dia dessas famílias. Serão investigadas as relações proximais entre membros do casal em relação a coparentalidade e entre os pais/mães e seus filhos(as), bem como a inserção dessas famílias em diferentes contextos. Participarão deste estudo cinco famílias homoparentais brasileiras e cinco famílias homoparentais portuguesas, com casais que exerçam a parentalidade conjuntamente, que tenham filhos com idade igual ou menor a doze anos, inseridos no contexto escolar ou creche. Serão utilizados como instrumentos de coleta um roteiro de entrevista semiestruturado direcionado aos casais, construído para a investigação com base na Teria Bioecológica e nos fenômenos de interesse; a aplicação do genograma e ecomapa, que contam também com um roteiro de entrevista complementar. Por fim, propõe ainda três momentos de observação participante não estruturada, utilizando a técnica do diário de campo. As informações coletadas por todos os instrumentos (entrevistas, Genograma e Ecomapa e observação participante) serão transcritas integralmente e analisadas qualitativamente. Os dados coletados a partir das entrevistas e diário de campo serão analisados com a proposta da análise temática.

Data de início: 01/10/2019
Prazo (meses): 42

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado CAROLINA MONTEIRO BIASUTTI
Coordenador CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO
Vice-Coordenador VALESCHKA MARTINS GUERRA
Transparência Pública
Acesso à informação

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