Infâncias Rurais: Processos Identitários e de Socialização Entre Crianças Rurais No Estado Do Espírito Santo

Resumo: A análise do processo de socialização de crianças aliado à sua pertença a um grupo rural permite a discussão do fenômeno identitário no contexto das sociabilidades camponesas. Referenciada nessa proposição, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os processos identitários e de socialização no universo infantil entre crianças de comunidades rurais do estado do Espírito Santo. Para tanto, o estudo será desenvolvido em duas etapas: (i) entrevistas com os pais e/ou mães das crianças, e (ii) entrevistas com as crianças dessas famílias, com idades entre 06 e 07 anos. Para coleta dos dados, procedida por meio de entrevistas, serão utilizados diferentes instrumentos, tais como questionário, roteiro de entrevista semiestruturado e diário da criança. Todas as entrevistas serão realizadas individualmente e nas comunidades rurais, conforme disponibilidade dos participantes. Respeitando a natureza de cada conjunto de dados, o material coletado será analisado por meio de análise temática, com auxílio dos recursos do programa T-LAB, da análise de conteúdo temática e de procedimentos da estatística descritiva. Espera-se que os resultados gerados possam contribuir para ampliar o corpo de conhecimento produzido sobre a população rural e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas no estado do Espírito Santo focalizando as demandas dessa população, bem como fortalecer o campo de estudos sobre ruralidade na área de conhecimento da Psicologia.

Data de início: 02/03/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador MARIANA BONOMO
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