A lógica das mensagens sobre a Covid-19: boatos, fake news e informação

Resumo: Durante o trabalho, que se insere na psicologia social da comunicação (Moscovici, 2012/1961, Abric, 1996, Rouquette, 1998) estudaremos como o novo coronavírus é veiculado nas redes sociais virtuais por pessoas, órgãos governamentais e notícias checadas como falsas (fake news). Dentro do quadro teórico da psicologia social da comunicação (teoria das representações sociais e dos boatos) nos centraremos nas três lógicas de comunicação:
- das pessoas em suas redes sociais virtuais (100 postagens);
- dos órgãos oficiais em suas redes sociais virtuais (100 postagens);
- notícias atestadas como falsas por websites de verificação (100 postagens).
Ao estudar a lógica de comunicação nos centraremos nas estruturas das mensagens (ordenação das ideias na narrativa) e no conteúdo difundido.
Com as análises e os resultados buscaremos trazer dados empíricos sobre as características das mensagens para que órgãos oficiais possam detectar com mais facilidade as notícias falsas e adequar suas mensagens para que tenham maior difusão junto ao que é veiculado por pessoas em suas redes sociais

Data de início: 21/05/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RAFAEL MOURA COELHO PECLY WOLTER
Transparência Pública
Acesso à informação

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