Psicologia da Moralidade: pesquisa e intervenção em processos de desenvolvimento nas interações com contextos socioculturais (2020-2022).

Resumo: Este projeto de pesquisa corresponde a uma continuação do trabalho que vem sendo executado no Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM), associado ao Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, denominado: Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392707JV4CLX6).

Predominantemente pertencemos ao Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD), ao Departamento de Psicologia (DPSI) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da UFES.

Este projeto geral possui como objetivo a pesquisa básica e aplicada sobre temas relacionados Psicologia da Moralidade; sendo esta última uma área de investigação dos processos psicológicos que levam os indivíduos a legitimarem regras, princípios e valores morais. Desse modo, tem como foco investigar a moralidade na infância, adolescência, adultez e velhice, em suas articulações com diferentes contextos socioculturais.

Nossa produção científica inclui publicações de trabalhos em periódicos, livros, capítulos de livros e participação em eventos importantes para a área; como o Simpósio da Anpepp e do Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Nosso trabalho tem contado com o auxílio de órgãos financiadores como o CNPq, Capes, FAPES e outras instituições.

Deve-se ainda enfatizar o papel que vem sendo executado na formação de recursos humanos para o ensino e pesquisa, com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Espera-se ainda a continuidade de contribuições nas questões teóricas, metodológicas e, também, de aplicação prática na área da Psicologia da Moralidade. Assim, com o desenvolvimento das pesquisas do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) pretendemos obter subsídios em relação aos fundamentos básicos e práticos que possam viabilizar a promoção da moralidade/ ética em diversos contextos socioculturais.

Data de início: 01/08/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador HELOISA MOULIN DE ALENCAR
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910