Felicidade em família: definições e preditores da felicidade no contexto familiar

Resumo: Para Rodriguez-Mateo et al., (2018), a família é definida como a união de pessoas que compartilham um propósito de existência, com a presença de fortes sentimentos de pertença, compromisso pessoal entre as partes e construção de relações de intimidade, reciprocidade e dependência. A vivência em família é usualmente identificada na literatura como um componente importante para a felicidade e o bem-estar dos indivíduos. Pesquisas com sociedades orientais sugerem que para os membros destas sociedades, a felicidade é muito dependente dos relacionamentos com companheiro/a, familiares e amigos (Veenhoven, 1991). No ocidente, já se verificou que interferências no dia-a-dia da família, como longas horas de trabalho, causando uma redução de contato entre seus membros tem um forte impacto nos níveis de satisfação com a vida e bem-estar dos indivíduos (Rodrigues, Barroso & Caetano, 2010; Rodriguez-Mateo et al., 2018).
O suporte familiar é considerado parte integrante da interação de uma série de fatores que permitem o desenvolvimento saudável em todas as fases da vida, inclusive na terceira idade (Dias, Carvalho & Araújo, 2013). Estabilidade e segurança nos relacionamentos familiares contribuem para a saúde mental e para a busca de estabilidade emocional em adolescentes (Wagner, Ribeiro, Arteche & Bornholdt, 1999). Para North, Holahan, Moos e Cronkite (2008), isto se deve ao fato que o apoio familiar garante a satisfação de uma necessidade básica de aceitação e pertença. Uma boa comunicação com pais e amigos foi considerada um dos fatores preditores do bem-estar psicológico em adolescentes (Tomé, Camacho, Matos & Diniz, 2011).
Estudos clássicos sobre bem-estar subjetivo sugerem que certos domínios são essenciais para a satisfação com a vida, como um todo. A vida em família e o casamento são aqueles considerados mais importantes, afetando diretamente os três componentes que constituem o bem-estar subjetivo: a satisfação com a vida, os afetos positivos e os afetos negativos (Argyle & Martin, 1991; Easterlin, 2006; Lewinson, Redner & Seeley, 1991).
Devido a grande importância já relatada na literatura da família para o bem-estar dos indivíduos, considera-se relevante investigar os fatores que poderiam influenciar tanto positiva como negativamente a felicidade e o bem-estar no contexto familiar.

Data de início: 10/04/2020
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador VALESCHKA MARTINS GUERRA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910