O TRABALHO EM GRUPO COM ADOLESCENTES NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo: A pesquisa apresenta como objetivo compreender o papel de um projeto contínuo de intervenção com adolescentes desenvolvido na
Unidade de Saúde da Família e sua repercussão nas trajetórias de adolescentes. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa utilizará uma metodologia qualitativa descritiva baseando-se na escuta das vivências dos participantes. A pesquisa terá dois grupos de participantes, o primeiro grupo será
formado por integrantes da equipe de condução dos grupos do projeto, sendo 6 a 8 profissionais da Unidade de Saúde da família e 6 a 8 participantes que foram alunos de extensão da Universidade Pública. O segundo grupo será constituído por um público estimado de 30 participantes que foram acompanhados no projeto na adolescência. Estes serão selecionados considerando a cronologia temporal de participação a cada dois anos, para que sejam contemplados participantes do projeto dentro do período de 2007 a 2019.
Para a coleta de dados optou-se pela utilização de roteiros de entrevista semi-estruturados considerando os temas: a) experiências vividas nos grupos; b) eventos marcantes; c) rede de apoio e d) desenvolvimento de competências. Os dados coletados serão analisados qualitativamente por meio de uma técnica sistematizada de
procedimentos, o método da análise de conteúdo. Após a organização final, será realizada a construção de uma narrativa descritiva e analítica, a partir dos temas identificados, estabelecendo suas inter-relações. Por fim, serão interpretados seus significados com os fundamentos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
(TBDH), de Urie Bronfenbrenner com ênfase nos processos proximais e na influência dos diferentes contextos no desenvolvimento. Pretende-se construir fundamentação teórica para apoiar a implementação de políticas públicas na promoção da saúde voltadas para adolescentes.
Data de início: 01/06/2022
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Mestrado | ELISARA LICIA SANT ANNA |
Coordenador | CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO |