EDUCAÇÃO SEXUAL NO ÂMBITO FAMILIAR

Resumo: A sexualidade é um fenômeno da natureza humana de amplitude histórica, que abarca características psicológicas, biológicas, sociológicas e culturais. No desenvolvimento humano ela é identificada em vivências de ordem pessoal (processos maturacionais e desenvolvimento de características psicológicas do sujeito), contextual (socioculturais) e histórica (filogenéticas e sociogenéticas). A aprendizagem em torno no fenômeno da sexualidade ocorre de forma processual na relação com os mais variados elementos que o constituem (características biológicas e psicológicas individuais; relações socioculturais; na tríade prazer intimidade física erotismo, e através da autopercepção). Ao processo de aprendizagem em torno do fenômeno da sexualidade denominamos educação sexual. Uma vez que a família é considerada primeiro contexto de socialização dos indivíduos e é a principal responsável pelo desenvolvimento de seu conjunto de crenças e valores, e referência para as relações interpessoais, é imprescindível abarca-la também como campo de investigação sobre e as práticas em educação sexual. A literatura indica que as famílias sentem se despreparadas para lidar com o comportamento sexual de seus filhos, sobretudo os adolescentes, e essa dificuldade intergeracional justifica se pela falta histórica de educação sexual formal. Assim, a aposta na dialogicidade entre familiares é um meio de superar a dificuldade de comunicação, aliada à participação de atores externos, como os profissionais de saúde, para a promoção da educação sexual na família. A partir dessas considerações, esta pesquisa objetiva conhecer e analisar as compreensões e práticas familiares sobre a educação sexual direcionada para crianças e adolescentes, para famílias brasileiras de grupos economicamente desfavorecidos. Para responder aos seus objetivos, esta pesquisa contará com dois estudos descritivos e exploratórios. O primeiro deles consistirá em revisão narrativa de literatura. Serão selecionadas produções científicas brasileiras (artigos em periódicos , dissertações e teses), publicadas em inglês, espanhol e português, com estudos finalizados, que abordem a educação sexual no contexto familiar, no período de 2012 a 2022. Estas serão analisadas à luz da análise temática reflexiva. O segundo estudo será uma investigação com delineamento qualitativo com famílias, para conhecer suas concepções e práticas sobre educação sexual direcionada à crianças e adolescentes. Em uma primeira etapa serão realizadas entrevistas com um roteiro semi-estruturado com a participação estimada de 30 responsáveis por famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes em municípios da região metropolitana de Vitória/ES, que tenham filhos crianças e/ou adolescentes. Na segunda etapa será realizado um estudo de múltiplos casos com famílias de adolescentes que participaram da primeira etapa, por meio de entrevista reflexiva com os adolescentes e seus responsáveis. Estima se a participação de pelo menos dois integrantes de seis famílias (3 pais/cuidadores e 3 filhos adolescentes; 3 pais/cuidadores e 3 filhas adolescentes). Será realizada a transcrição dos arquivos de áudio das entrevistas de cada etapa de coleta na íntegra e os dados serão categorizados e descritos através de análise temática. Os dados serão analisados à luz da literatura sobre o tema e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento humano.

Data de início: 01/06/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado LIGIA CAROLINE PEREIRA PIMENTA
Coordenador CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910