Diário de bordo: Avaliação das habilidades socioemocionais de adolescentes e jovens adultos

Resumo: Este projeto tem como objetivo verificar a associação entre aspectos psicológicos e as habilidades socioemocionais de adolescentes e jovens adultos. A promoção de habilidades emocionais pode contribuir para a diminuição de problemas emocionais e comportamentais, considerados
disfuncionais. É proposto um estudo de delineamento correlacional. A amostra será constituída por adolescentes entre 13 e 17 anos de idade, e jovens adultos entre 18 e 30 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados em escolas e instituições de ensino superior da rede pública e privada de ensino. As instituições serão selecionadas de acordo com o interesse das mesmas em fazer parte da pesquisa. Os estudantes responderão em modo remoto o Inventário de Competências Socioemocionais, a Escala de Flexibilidade
Psicológica nos Estudos, e a Escala de Capital Psicológico. Os dados dos instrumentos serão analisados de acordo com os parâmetros e pontos de corte estabelecidos por seus manuais. Posteriormente, serão submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, para
verificação das correlações entre os construtos. Os resultados irão contribuir para a compreensão da associação entre aspectos psicológicos e as habilidades socioemocionais, podendo contribuir para a elaboração de intervenções que visem a promoção de habilidades
socioemocionais e a redução de sintomas de ansiedade.

Data de início: 01/03/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador VALESCHKA MARTINS GUERRA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910