3 Neurodiversidade e a experiência vivida de indivíduos autistas e com TDAH: aspectos socio e neurocognitivos

Resumo: O conceito de neurodiversidade foi publicizado pela socióloga australiana Judy Singer (2016) no final da década de 1990 e tem como pressuposto a noção de que todos os indivíduos são diferentes, isto é, cada pessoa tem funcionamento neurocognitivo único, devido à enorme variação de composições neurológicas da espécie humana. A perspectiva de Singer (2016) abrange uma crítica pós-moderna, sócio-construcionista e feminista do paradigma vigente que considera os indivíduos com funcionamento neurocognitivo diferente do padrão esperado socialmente, como doentes. Porém, como os diferentes modos de funcionamento neurológico não são passíveis de cura, não faz sentido chamá-los de doença. Na sua acepção original, neurodiversidade abrange todos os indivíduos, ou seja, todas as diferentes formações neurológicas de todos os seres humanos compõem a neurodiversidade. Contudo, a despeito da advertência de Singer para que o termo não seja associado às pessoas com funcionamento neuroatípico, o conceito se popularizou como uma categoria que engloba especificidades neurológicas como, p.ex., dislexia, autismo (TEA) ou déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
De fato, conforme o DSM-5 (APA, 2016), tanto TEA quanto TDAH são considerados transtornos do neurodesenvolvimento. O TEA é caracterizado por déficits desenvolvimentais que causam desordens cognitivas, comportamentais, de interação social e comunicação (Sousa et al., 2021; Wijn, 2020). Já o TDAH se caracteriza por um perfil clínico de desatenção, hiperatividade e impulsividade (APA, 2014), incluindo desorganização do pensamento e das ações sensório-motoras e desequilíbrio do autocontrole e da autorregulação comportamental (Barkley, 2008, 2012).
O presente estudo parte da perspectiva crítica da neurodiversidade para investigar as experiências vividas das pessoas diagnosticadas com autismo e TDAH. A partir de uma abordagem fenomenológica (Gomes, 2007), pretende-se descrever a percepção desses indivíduos de sua condição socioneurocognitiva.

Data de início: 01/02/2024
Prazo (meses): 60

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Coordenador MARIANE LIMA DE SOUZA
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