DESAFIOS DO AMBIENTE ESCOLAR, PROCESSOS DE RESILIÊNCIA E REGULAÇÃO EMOCIONAL: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTE DE ESCOLA TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo geral de conhecer os desafios do ambiente escolar, da perspectiva do adolescente estudante de escola técnica integrada ao ensino médio, e identificar processos de resiliência e regulação emocional diante desses desafios, bem como a contribuição das relações que o adolescente estabelece com os pares, os professores e os seus pais nesses processos. Será utilizada a perspectiva do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, no qual a pessoa em desenvolvimento é compreendida a partir das relações que estabelece com outras pessoas, objetos ou símbolos, e com os ambientes nos quais convive. O trabalho tem como foco os adolescentes que frequentam o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), especificamente no Campus Guarapari, matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Parte-se da hipótese que o adolescente estudante do IFES permanece um tempo estendido na instituição e, neste período, deve desenvolver relações com pessoas integrantes ou não da comunidade escolar, que contribuem para o seu desenvolvimento. Optou-se pela divisão do trabalho em três estudos, sendo uma revisão de literatura e dois estudos empíricos. O Estudo 1 tem como objetivo levantar a produção científica no Brasil até o ano de 2023, em formato de artigos, dissertações e teses, sobre os desafios do ambiente escolar enfrentados pelos estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio e destacar os avanços e lacunas presentes nos trabalhos em relação à temática escolhida. O Estudo 2 é um estudo de caso longitudinal para compreender os desafios e as estratégias de regulação emocional utilizadas pelos adolescentes ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFES Campus Guarapari. Os estudantes serão divididos em duas modalidades de participação durante a coleta: uma parte dos estudantes será convidada a participar de grupos focais em dois momentos ao longo do ano, um no início e outro ao final do ano letivo; e a outra parte será convidada para participar de três entrevistas individuais, realizadas ao longo do ano letivo (início, meio e final do ano) e para preencher um diário de emoções encaminhado semanalmente pela pesquisadora através de link individual para acesso ao formulário. O Estudo 3 acontecerá de forma paralela ao estudo 2 com o objetivo de conhecer a rede de apoio dos adolescentes. Serão realizadas entrevistas individuais com os pais ou responsáveis dos estudantes, os professores e representante do setor pedagógico do IFES Campus Guarapari. Nesta etapa, está prevista a realização de uma entrevista a partir de roteiro semiestruturado com cada um dos participantes a ser realizada no início do segundo semestre letivo. Cada Estudo terá uma etapa de análise dos dados separada seguindo a técnica da Análise de Conteúdo Temática.

Data de início: 01/01/2024
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910