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Validação da estrutura interna da Escala de Coping Parental da Doença Crônica Infantil (COPADOCI)

Resumo: Pesquisas desenvolvidas no LAPEPP UFES, nos últimos anos, vêm se centrando no binômio estresse-coping, mediante diversas propostas de investigação na área da saúde, com foco na avaliação e intervenção psicológicas, que visam a promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes, destacando-se igualmente a relevância do papel parental na formação dos processos autorregulatórios e de corregulação. Nesse contexto, foram desenvolvidos estudos metodológicos voltados à tradução e adaptação transcultural de instrumentos sobre engajamento escolar e enfrentamento de diferentes estressores de saúde, sob uma perspectiva motivacional e desenvolvimentista, como a Teoria da Autodeterminação na compreensão das Necessidades Psicológicas Básicas, e da Teoria Motivacional do Coping (TMC), de Ellen Skinner e colaboradores. Recentemente, no âmbito de uma pesquisa de doutorado, foi desenvolvida a Escala de Coping Parental da Doença Crônica Infantil (COPADOCI), que obteve valores altos e estatisticamente significativos para todos os três critérios de validade de conteúdo, a saber, clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, sendo seguida da etapa de análise semântica com uso de entrevistas cognitivas em amostra de 30 participantes assistidos no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM), Vitória, ES. A análise qualitativa se mostrou útil ao aperfeiçoamento da medida de enfrentamento parental diante de diferentes doenças crônicas que acometem os filhos, do nascimento até à idade de 6 anos. Considerando os adequados critérios metodológicos de validade de conteúdo e confiabilidade alcançados, este projeto de pesquisa tem por objetivo geral implementar a etapa de avaliação das propriedades psicométricas da escala COPADOCI, com nova amostra, recrutada no mesmo ambulatório do HUCAM, além de participantes convidados pelas redes sociais, em coleta por meio de ambiente virtual. Mediante rede de colaboração com outros pesquisadores, os dados podem ser coletados em outros estados, a fim de alcançar tamanho amostral ideal para análises pertinentes ao processo de validação do instrumento. Os achados serão discutidos nos campos da Psicologia Pediátrica e da Psicologia do Desenvolvimento, fornecendo subsídios para a organização de programas de intervenção nos âmbitos hospitalar e ambulatorial, visando melhorar os processos adaptativos da doença crônica para as famílias assistidas.

Data de início: 18/08/2025
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Pesquisador REGINA LUCIA DE SOUZA
Transparência Pública
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