Formação e Intervenção no Acolhimento Institucional Infantil
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as concepções sobre formação e intervenção no acolhimento institucional infantil em um Centro de Vivências da Grande Vitória-ES, visando qualificar práticas de cuidado para crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade. Fundamentado na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner (1996) e no Estatuto da Criança e do Adolescente, adotará metodologia qualitativa de pesquisa-ação com três eixos: (1) crianças acolhidas (3-6 anos), mediante observação não intervencionista e entrevistas semiestruturadas lúdicas, resultando na elaboração de uma cartilha psicoeducativa para cuidadores, baseada nas narrativas infantis sobre brincar terapêutico; (2) cuidadoras, com entrevistas fenomenológicas e cocriação de intervenções humanizadas; e (3) equipe multiprofissional (psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas), utilizando grupos focais para análise crítica das práticas. Como produtos, destacam-se: um diagnóstico institucional, a cartilha ilustrada com estratégias de brincar terapêutico-pedagógico e um programa de formação para profissionais, focado em vínculos afetivos e desenvolvimento humano. Acredita-se que a escuta sensível das crianças e a capacitação contextualizada podem transformar o espaço de custódia em um "território de cuidado", promovendo inovação nas políticas de proteção infantil e gerando subsídios científicos para práticas institucionais humanizadas.
Data de início: 03/06/2025
Prazo (meses): 24
Participantes:
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Coordenador | EDINETE MARIA ROSA |