Carreiras contemporâneas e Justiça Social
Resumo: A transformação econômica global, acentuada pela pandemia de Covid-19 e pelo desenvolvimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, trouxe mudanças significativas ao panorama do emprego e da informalidade, afetando profundamente o desenvolvimento profissional e as trajetórias de carreira. Este projeto, fundamentado na Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT), investiga questões de justiça social nas carreiras, com foco em trabalhadores formais e informais de estratos sociais mais baixos, e nos impactos do contexto social na construção de trajetórias profissionais. O objetivo geral deste projeto é investigar as relações entre Trabalho Decente e Dignidade no Trabalho no desenvolvimento de carreira de trabalhadores brasileiros. Para alcançar esses objetivos, propõe-se uma agenda de adaptação de instrumentos psicométricos e a realização de estudos com modelos de equações estruturais. Entre os instrumentos a serem adaptados, estão a Proactive Personality Scale (Bateman & Crant, 1993), White Critical Consciousness Index (Frisby & Diemer, 2024), Workplace Dignity Scale (Scott-Campbell & Williams, 2020), e, MacArthur Scale of Subjective Social Status (Goodman et al., 2001). A abordagem teórico-empírica da pesquisa busca examinar os antecedentes e os consequentes do trabalho decente e digno, analisando a relação desses fatores com aspectos psicossociais, como restrições, necessidades básicas, classe social, posição social subjetiva e consciência crítica. A pesquisa contará com a participação de 600 a 1.500 indivíduos, com idades entre 18 e 60 anos, divididos em dois estudos de survey (um sobre trabalho decente e outro sobre trabalho digno), e um estudo qualitativo com trabalhadores de grupos minoritários das classes sociais C e D/E. Espera-se que este projeto contribua para uma compreensão teórico-empírica mais aprofundada sobre desenvolvimento profissional e justiça social no contexto brasileiro, além da criação de cartilhas e materiais acadêmicos para apoio a orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Data de início: 01/06/2025
Prazo (meses): 48
Participantes:
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Nome |
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Coordenador | ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE |