Estratégias de enfrentamento da dor e desempenho cognitivo em crianças com Anemia Falciforme

Resumo: A proposta deste projeto se situa no âmbito da Psicologia Pediátrica, área que destaca as variáveis biológicas, psicológicas e sociais que incidem no binômio saúde-doença, com ações voltadas para a avaliação precoce de distúrbios nos processos de desenvolvimento e medidas de intervenção para remediar ou reduzir riscos na população infantil e adolescente. Entre as doenças que causam significativo impacto no desenvolvimento está a Anemia Falciforme (AF), subtipo da Doença Falciforme, um dos distúrbios genéticos de maior freqüência no país. Nessa condição, há disfunções orgânicas múltiplas, dor recorrente e hospitalizações freqüentes, com prejuízo nas esferas acadêmica, social e emocional. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o impacto da dor no desempenho cognitivo de crianças com AF, bem como as estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas para lidar continuamente com esta sensação. Participarão 15 crianças, seus responsáveis, assistidos em um hospital público. Instrumentos de avaliação do tipo de coping e do perfil de desempenho cognitivo serão utilizados, este último no contexto da avaliação assistida. Considerando os poucos estudos voltados para a análise de variáveis psicológicas na população referida, espera-se contribuir com as discussões teóricas e metodológicas que subsidiam programas de qualidade com ênfase nas manifestações psicológicas adversas decorrentes da doença crônica.

Data de início: 01/08/2010
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado DANIELE DE SOUZA GARIOLI
Aluno Mestrado GRACE RANGEL FELIZARDO LORENCINI
Coordenador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Transparência Pública
Acesso à informação

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