Concepções e práticas docentes em contexto inclusivo: análise de indicadores sociais e emocionais do professor
Resumo: O ensino inclusivo configura-se com a participação plena e acessibilidade de todos aos recursos fornecidos pela escola, independente de talento ou condição do aluno, devendo ser satisfeitas suas necessidades a partir de arranjos ambientais e mudanças atitudinais dos envolvidos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, a relação professor-aluno pode ser considerada fator de risco ou proteção para o desenvolvimento infantil, sendo mediada por concepções e atitudes diante da deficiência. Ademais, a falta de preparo dos professores para o processo de inclusão é apontada como principal fonte de estresse. Este projeto tem por objetivo avaliar atitudes sociais do professor no contexto inclusivo, identificar variáveis pessoais e de trabalho relacionadas, e indicadores de estresse em pelo menos 140 professores do Ensino Fundamental dos municípios da Serra e Vitória. Os participantes responderão a instrumentos de caracterização do perfil sociodemográfico e do ambiente de trabalho, nível de estresse (ISSL) e medida de atitudes sociais frente à inclusão (ELASI), sendo aplicada análise estatística para verificar correlações entre variáveis. Espera-se que os resultados forneçam informações sobre o atual processo inclusivo no ensino fundamental, auxiliando no desenvolvimento de estratégias dirigidas à capacitação docente, e promovendo desenvolvimento e bem estar de principais interlocutores: professor e aluno com deficiência.
Data de início: 01/08/2013
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | ANNA MARIA DE SOUZA MARQUES CUNHA |
Coordenador | KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA |