Estresse e enfrentamento infantil de condições adversas ao desenvolvimento

Resumo: O estresse é um complexo processo de interações entre pessoa e ambiente, com respostas individuais a eventos que excedem a disponibilidade de recursos para o enfrentamento. Este é caracterizado pela coordenação de comportamentos, emoções e orientação motivacional, de forma a restaurar necessidades psicológicas básicas, frente a contextos percebidos. Este projeto tem por objetivo geral analisar indicadores de estresse e de enfrentamento (coping) de crianças em duas condições que aumentam a probabilidade de efeitos negativos no desenvolvimento: hospitalização e divórcio parental. Os dois subprojetos analisarão de modo descritivo e correlacional essas variáveis em duas amostras, cada qual com 30 crianças, 10 a 12 anos, e seus pais, na Grande Vitória, ES. No Subprojeto 1 serão investigadas as relações entre indicadores de estresse infantil e seus pais, dor percebida e enfrentamento da hospitalização; e no Subprojeto 2 as relações entre estresse e enfrentamento em crianças diante do divórcio parental. Para a medida de estresse será aplicada a Escala de Stress Infantil; instrumentos específicos serão utilizados para as demais variáveis do estudo. Espera-se compreender fatores ligados ao enfrentamento de crianças a estressores relativos a contextos de adversidades, além da influência de variáveis parentais, de modo a promover ações para o desenvolvimento infantil.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado CLAUDIA PARESQUI ROSEIRO
Aluno Mestrado CAMILA NASSER MANCINI
Colaborador KELLY AMBRÓSIO SILVEIRA
Coordenador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Pesquisador MARIANE LIMA DE SOUZA
Transparência Pública
Acesso à informação

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