Estresse e enfrentamento infantil de condições adversas ao desenvolvimento
Resumo: O estresse é um complexo processo de interações entre pessoa e ambiente, com respostas individuais a eventos que excedem a disponibilidade de recursos para o enfrentamento. Este é caracterizado pela coordenação de comportamentos, emoções e orientação motivacional, de forma a restaurar necessidades psicológicas básicas, frente a contextos percebidos. Este projeto tem por objetivo geral analisar indicadores de estresse e de enfrentamento (coping) de crianças em duas condições que aumentam a probabilidade de efeitos negativos no desenvolvimento: hospitalização e divórcio parental. Os dois subprojetos analisarão de modo descritivo e correlacional essas variáveis em duas amostras, cada qual com 30 crianças, 10 a 12 anos, e seus pais, na Grande Vitória, ES. No Subprojeto 1 serão investigadas as relações entre indicadores de estresse infantil e seus pais, dor percebida e enfrentamento da hospitalização; e no Subprojeto 2 as relações entre estresse e enfrentamento em crianças diante do divórcio parental. Para a medida de estresse será aplicada a Escala de Stress Infantil; instrumentos específicos serão utilizados para as demais variáveis do estudo. Espera-se compreender fatores ligados ao enfrentamento de crianças a estressores relativos a contextos de adversidades, além da influência de variáveis parentais, de modo a promover ações para o desenvolvimento infantil.
Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | CLAUDIA PARESQUI ROSEIRO |
Aluno Mestrado | CAMILA NASSER MANCINI |
Colaborador | KELLY AMBRÓSIO SILVEIRA |
Coordenador | KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA |
Pesquisador | MARIANE LIMA DE SOUZA |