Psicologia da Moralidade e Educação Moral: pesquisa e intervenção nos processos de desenvolvimento em contextos socioculturais (LAPSIM: 2016-2018).

Resumo: O Presente projeto possui como objetivo geral o estudo, a pesquisa e a intervenção sobre temas relacionados à Educação Moral e à Psicologia da Moralidade; sendo esta última uma área de investigação dos processos psicológicos cognitivos e afetivos que levam um indivíduo a legitimar regras, princípios e valores morais. Desse modo, tem como foco investigar a moralidade na infância, adolescência, adultez e velhice, em suas articulações com questões do cotidiano nos diferentes contextos educacionais e/ou socioculturais. Nossa produção científica inclui publicações de trabalhos em periódicos, capítulos de livros e participação em Eventos importantes para a área; como o Simpósio da Anpepp e do Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Nosso trabalho tem contado com o auxílio de órgãos financiadores como o CNPq, Capes, FAPES, UFES e outras instituições. Deve-se ainda enfatizar o papel que vem sendo executado na formação de recursos humanos para o ensino e pesquisa, com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Espera-se ainda a continuidade de contribuições nas questões teóricas, metodológicas e, também, de aplicação prática na área da Psicologia da Moralidade em sua articulação com a Educação Moral. Assim, com o desenvolvimento das pesquisas do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) relacionadas ao programa de pesquisa e intervenção, pretendemos obter subsídios práticos para procedimentos em EM que possam viabilizar a promoção da moralidade/ ética.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador HELOISA MOULIN DE ALENCAR
Transparência Pública
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