REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E POSIÇÕES SOCIAIS: DIFERENÇAS DE STATUS E COMPARAÇÃO SOCIAL ENTRE JOVENS

Resumo: A psicologia social desde seus primórdios no início do século XX estuda como os grupos sociais se relacionam com diferentes objetos. Estas relações, sejam atitudes, representações sociais, cognições ou crenças formam um dos cernes de nossa disciplina. Atualmente é possível estudar de forma robusta tanto metodologicamente quanto teoricamente estas relações entre conjuntos sociais e o mundo à sua volta. A sociologia de Pierre Bourdieu por sua vez descreve campos onde diferentes capitais são desigualmente repartidos. Muitos trabalhos atuais buscam equivalência entre os conceitos da Psicologia Social e da Sociologia de Bourdieu, no entanto estas equivalências são duvidosas e, conforme detalharemos, é mais auspicioso inserir os fenômenos sociais dentro de uma teoria social. Mais especificamente, ao realizar estudos psicossociais é de suma importância posicionar os grupos sociais dentro de campos, tal qual descritos por Bourdieu. Isto pode ser feito de forma relativamente simples ao definir um campo e levantar os diferentes capitais (social, financeiro, cultural) possuídos pelos grupos pertencentes ao campo. Em seguida os processos psicossociais podem ser analisados levando-se em conta as diferentes posições dentro do campo, tal qual nos estudos de Willem Doise. É exatamente a proposta deste projeto, que será realizado com jovens cariocas e estudará a forma como eles se comparam entre si, em função da posição na hierarquia social. Mais precisamente jovens de alta, intermediária e baixa hierarquia social irão se comparar. Buscamos demonstrar que o pensamento dos diferentes grupos se adequa às suas posições e que, por exemplo, jovens das favelas da zona oeste não necessariamente irão demonstrar um viés de favoritismo ao próprio grupo. Participarão do estudo 540 jovens (180 possuidores de alto capital geral, estudantes da PUC-RIO; 180 com nível intermediário; 180 com baixo capital geral de favelas da zona oeste). Os participantes irão responder a um questionário onde se compararão com jovens de status superior, igual ou inferior. O questionário conterá evocações livres, e escalas de Likert e diferenciação semântica para compreender o que os jovens pensam sobre os diferentes grupos em questão.

Data de início: 01/06/2018
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado THIAGO RAFAEL SANTIN
Aluno Doutorado ÁLVARO RAFAEL SANTANA PEIXOTO
Coordenador RAFAEL MOURA COELHO PECLY WOLTER
Transparência Pública
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