Programa Educação Emocional Positiva: Avaliação para Crianças
Resumo: Este projeto tem como objetivo verificar os efeitos de um programa de intervenção em educação emocional em crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. A promoção de habilidades emocionais pode contribuir para a diminuição de problemas emocionais e comportamentais, considerados disfuncionais. É proposto um estudo de delineamento quase-experimental, com pré-teste, intervenção e pós-teste. A amostra será constituída por crianças do 2º ao 4º ano do ensino fundamental (entre 7 e 9 anos de idade), de ambos os sexos, matriculadas em escolas da rede pública e privada de ensino nos municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória). As escolas serão selecionadas de acordo com o interesse das mesmas em fazer parte do programa. As crianças de cada escola serão distribuídas em um grupo de intervenção e um grupo controle. Estas responderão, com o auxílio das pesquisadoras, os seguintes instrumentos: O Que Penso e Sinto Escala de Ansiedade Manifesta, Escala de Satisfação de Vida Global Infantil, e Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC). Os dados dos instrumentos serão analisados de acordo com os parâmetros e pontos de corte estabelecidos por seus manuais. Posteriormente, serão submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, para comparação dos dados pré e pós-teste, a fim de verificar a eficácia do programa de intervenção. Os resultados irão contribuir para a compreensão dos efeitos da intervenção na promoção de habilidades socioemocionais e na redução de sintomas de ansiedade.
Data de início: 07/08/2018
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | LUISA TAVEIRA MAGALHÃES |
Aluno Mestrado | PÂMELA FARDIN PEDRUZZI |
Coordenador | VALESCHKA MARTINS GUERRA |
Vice-Coordenador | CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO |