Programa Educação Emocional Positiva: Avaliação para Crianças

Resumo: Este projeto tem como objetivo verificar os efeitos de um programa de intervenção em educação emocional em crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. A promoção de habilidades emocionais pode contribuir para a diminuição de problemas emocionais e comportamentais, considerados disfuncionais. É proposto um estudo de delineamento quase-experimental, com pré-teste, intervenção e pós-teste. A amostra será constituída por crianças do 2º ao 4º ano do ensino fundamental (entre 7 e 9 anos de idade), de ambos os sexos, matriculadas em escolas da rede pública e privada de ensino nos municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória). As escolas serão selecionadas de acordo com o interesse das mesmas em fazer parte do programa. As crianças de cada escola serão distribuídas em um grupo de intervenção e um grupo controle. Estas responderão, com o auxílio das pesquisadoras, os seguintes instrumentos: O Que Penso e Sinto – Escala de Ansiedade Manifesta, Escala de Satisfação de Vida Global Infantil, e Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC). Os dados dos instrumentos serão analisados de acordo com os parâmetros e pontos de corte estabelecidos por seus manuais. Posteriormente, serão submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, para comparação dos dados pré e pós-teste, a fim de verificar a eficácia do programa de intervenção. Os resultados irão contribuir para a compreensão dos efeitos da intervenção na promoção de habilidades socioemocionais e na redução de sintomas de ansiedade.

Data de início: 07/08/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado LUISA TAVEIRA MAGALHÃES
Aluno Mestrado PÂMELA FARDIN PEDRUZZI
Coordenador VALESCHKA MARTINS GUERRA
Vice-Coordenador CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910