GRITARAM-ME NEGRA: PROCESSOS FORMATIVOS DA NEGRITUDE
Nome: JANAINA FERNANDA PEREIRA COELHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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FABIO HEBERT DA SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ABRAHÃO DE OLIVEIRA SANTOS | Examinador Externo |
FABIO HEBERT DA SILVA | Orientador |
FERNANDO HIROMI YONEZAWA | Examinador Interno |
RAMATIS JACINO | Suplente Externo |
Resumo: Tomar o cabelo crespo como ruim está naturalizado e tem como efeito a naturalização da violência dessa adjetivação. Tendo a experiência como material de análise apresentamos narrativas para problematizar o modo como nossa cultura se relaciona com os cabelos crespos. Tratamos neste trabalho sobre a elaboração e execução de um projeto cultural chamado Cabelaço na Escola que tem como objetivo discutir sobre as experiências de violência racial vividas por quem tem o cabelo crespo. Os desdobramentos desta discussão culminam em uma proposição de um modo de pensar a negritude a partir da produção de subjetividade tratando a experiência de ser negro como um processo formativo.