CORPOS LUMINOSOS, PASSAGEIROS NA NOITES: três ensaios sobre as resistências das imagens e dos corpos na pista de dança
Nome: HAROLDO FERREIRA LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/08/2016
Banca:
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Papel |
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ACÁCIO AUGUSTO SEBASTIÃO JUNIOR | Suplente Interno |
ALEXSANDRO RODRIGUES | Examinador Interno |
ERLY MILTON VIEIRA JUNIOR | Examinador Externo |
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO | Orientador |
Resumo: Este trabalho reúne ensaios sobre a persistência das imagens e dos corpos em nos fazer sentir e agir na cidade. Eles buscam despertar um desejo de resistência e de vida no presente. O primeiro deles trata de uma prática fotográfica disparada pelo acontecimento junho e os afetos e as relações possibilitados pelo estar na rua, na luta, avançando sobre os poderes que tentam nos enclausurar. O filme Madame Satã (2002) é trabalhado no segundo texto. Com as imagens dele, buscamos sensações gloriosas para estabelecer uma interferência disparadora de outros modos de vida na cidade. A proposta de interferência é apresentada no terceiro ensaio a partir do dispositivo-bloco Amigos da Onça, ação do Coletivo da Onça e do Laboratório de Imagens da Subjetividade no carnaval de Vitória deste ano. Com ele, tentamos evocar uma pista de dança na cidade para povoar os corpos e o urbano com uma animalidade queer. Os ensaios são introduzidos por práticas narrativas experimentadas com as sensações disparadas pelo pesquisar entre amigos e, sobretudo, com o desejo de fazer mover, numa dança, a sobrevivência de corpos minoritários na noite.