ESCRITOS Narrativos De uma Produção Desejante Com A EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira

Nome: OZILENE PEREIRA CLEMENTE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA Orientador
FERNANDO HIROMI YONEZAWA Coorientador
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS Examinador Externo

Resumo: O que pode uma educação de jovens e adultos como potência diferir-se em um país no qual ainda se luta por acesso e permanência na escola, em que se encontram fragilizadas as condições para o exercício dos direitos à escolarização? Movida por esta pergunta, esta pesquisa visa analisar a ética e a produção desejante em fluxo com os professores, estudantes,
equipe gestora e pesquisadores da EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira. Para isso, aliamos ao conceito de Ética em Espinosa, por meio da leitura de Deleuze e de desejo na leitura de Deleuze, Guattari e Rolnik, os quais visam problematizar com a produção de subjetividade em suas capturas, utilizando tecnologias da culpabilização, segregação e infantilização, que subjuga e segmenta a vida nas relações de poder. Foram produzidas narrativas que expressam a maneira como a Escola Admardo em sua produção desejante gera “curtos-circuitos” a essa lógica, em seus enfrentamentos cotidianos. Em destaque, a análise da formação continuada como um espaço de problematizações, indagações e lutas que se constrói atravessado por uma política-ética-estética, no afirmar vidas por meio de um processo de educar inventivo e artístico.
Na contramão de certa lógica educativa, professores, estudantes, equipe gestora e pesquisadores da Escola Admardo lutam e resistem pela educação pública na modalidade de jovens e adultos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910