A leitura da literatura e as conversões da atenção: experiências estéticas

Nome: BARBARA RIBEIRO MALACARNE PAIVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA Examinador Interno
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Orientador
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Externo

Resumo: Como se estuda a leitura? Ou, ainda mais intrigante, como estudar a experiência de leitura que
comove, que impacta, que transforma o leitor? Quais são as relações entre a leitura, em
especial essa que é literária, e não somente informativa, e os processos atencionais? É uma
mesma atenção ou um mesmo conjunto de gestos atencionais que são mobilizados durante a
leitura? Durante qualquer leitura? Esta pesquisa é um ensaio que se propõe a pensar as
relações entre atenção, a partir de Citton e Kastrup, e leitura literária, trabalhada por Blanchot,
Pennac, Petit, entre outros, na medida que se entende essa leitura literária como experiência, a
partir da noção de Larrosa. As articulações entre atenção (aliada à uma política cognitiva
como descrita por Kastrup que entende os processos cognitivos em sua processualidade, e
não como processamento de dados), leitura literária e experiência são complexas e precisam
ser olhadas com cuidado. Frente aos discursos que anunciam o fim de uma cultura literária,
bem como o alastramento de transtornos atencionais, este trabalho é uma tentativa de pensar
apontamentos e práticas possíveis para o cultivo das experiências estéticas, na medida que se
entende que elas são mecanismos potentes de invenção de novos e mais sustentáveis modos
de viver na contemporaneidade.
Palavras-chave: atenção, experiência, estética, literatura, leitura.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910