MODOS DE PARTICIPAR: INTERFERÊNCIAS E IRREVERÊNCIAS NO IFES CAMPUS SERRA

Nome: CYNTHIA KRUGER QUININO MARCIANO LAURINDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/07/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ACÁCIO AUGUSTO SEBASTIÃO JUNIOR Examinador Interno
ANA LUCIA COELHO HECKERT Orientador
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
PAULO EDGAR DA ROCHA RESENDE Examinador Externo

Resumo: Essa dissertação objetivou acompanhar os modos de participar dos estudantes e
suas interferências nos processos de formação e gestão no Ifes Campus Serra/ES.
Esse campus oferta educação profissional e tecnológica, numa cidade que é
construída cotidianamente em meio a muitas lutas e movimentações populares,
frente aos processos de desigualdade, pobreza e violências diversas, vivenciados
por suas moradoras e moradores. Ali, nos propomos a pesquisar os processos de
participação, partindo do conceito de participação como o exercício em tomar parte
em processos decisórios, tanto na máquina de Estado, bem como nas relações que
estabelecemos na vida cotidiana. O percurso de pesquisa foi construído a partir dos
referenciais da pesquisa-intervenção e aconteceu por meio da tessitura de
conversas, durante o ano de 2019, com duas participantes de movimentos sociais
em Serra, que vivenciaram a expansão urbana neste município; com estudantes do
Ifes Campus Serra, que nos indicaram outros sujeitos, inspirados na técnica ‘bola de
neve’, bem como com os trabalhadores desta Escola. A pesquisa permitiu o acesso
a uma riqueza de movimentos e movimentações de participação, que se efetuam
fora dos canais formais de participação estudantil, ainda que aconteçam também
nestes âmbitos. Destacamos ações como o Jornal No Muro, o Grêmio Estudantil
Edson Luís, as ações estudantis no Projeto Boas Vindas e na Festa Cultural, como a
peça “Cinderello”. Concluímos apontando que estes modos de participar interferem
nos processos de formação e gestão do Ifes e colocam em análise práticas
cotidianas, muitas vezes silenciadas, no cotidiano da Escola.
Palavras-chave: Participação estudantil. Educação. Políticas públicas.

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