IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISES E
DIÁLOGOS COM O CONCEITO DE SUBJETIVIDADE DE FÉLIX GUATTARI

Nome: FELIPE SANTANA CRISTE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO ZOBOLI Suplente Externo
FERNANDO HIROMI YONEZAWA Examinador Interno
JAIR RONCHI FILHO Examinador Externo
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Orientador

Resumo: Analisa como a identidade docente é formulada e estudada por autores da área da
Educação Física Escolar (EFE). Desse modo, a pesquisa tem o objetivo geral de
compreender como a identidade docente é concebida no campo da Educação Física
(EF), mais especificamente relativa à Educação Física Escolar, e analisá-la em diálogo
com o conceito de subjetividade proposto pelo autor Félix Guattari. Os objetivos
específicos são os seguintes: a) captar os modelos teóricos/analíticos e os
elementos/fundamentos que sustentam essa identidade na EFE nos principais
periódicos do campo da EF; b) entender por meio do conceito de subjetividade quais
são os desdobramentos que a formulação de uma identidade pode produzir no sujeito
docente; c) compreender os limites que o conceito de “Identidade Docente” pode
colocar ao fazer dos professores nas suas práticas pedagógicas nas escolas e; d)
analisar e propor a formação da docência (dos sujeitos) sob o prisma da subjetividade
e por uma perspectiva ético-estético-política. Do ponto de vista metodológico, efetuase uma revisão bibliográfica acerca de artigos publicados relacionados à temática da
identidade docente na EF em revistas eletrônicas da área da EF e plataformas de
acervos de estudos acadêmicos que têm nos seus conteúdos o assunto pesquisado.
Após a triagem, foi feita a leitura integral dos artigos selecionados, a qual permitiu
organizar e compor categorias e subcategorias de análises. Com as categorias
elaboradas e as análises produzidas sobre a formação da identidade docente na EF
a partir do conceito de subjetividade de Félix Guattari, podemos constatar que os
estudos sobre a identidade docente se efetuam, por vezes, pela ótica representacional
focada em um “Ideal”, por estruturas dualistas e na separação entre os espaços ditos
internos (pessoas, particular, individual) e os externos (social, ambiente). Desse
modo, sustentado pelo conceito de subjetividade de Guattari, convocamos a entrada
deste autor no debate sobre a formação das subjetividades no campo da EFE e as
suas reflexões para pensarmos em outras possibilidades de formação do sujeito
docente.
Palavras-chave: Identidade docente. Educação Física. Subjetividade. Formação do
sujeito docente.

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