O ADULTOCENTRISMO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS ÀS
INFÂNCIAS NO BRASIL: PISTAS PARA UM CRIANÇAR COM
TRABALHADORAS

Nome: MATHEUS MAGNO DOS SANTOS FIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/04/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAÍNA MARIANO CÉSAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANAÍNA MARIANO CÉSAR Orientador
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Examinador Interno
MARIA CRISTINA GONÇALVES VICENTIN Examinador Externo
RAPHAELLA FAGUNDES DAROS Suplente Externo

Resumo: Com a presente dissertação propõe-se qualificar a ideia de práticas adultocêntricas, colocando
em análise como essas práticas atravessam e constituem as políticas públicas destinadas às
infâncias no Brasil. A pesquisa se constitui com os conceitos-ferramenta da Análise
Institucional, com intercessores de filosofias afroperspectivistas, como os Ibeji e os Erês, e com
a orientação do método cartográfico, que se fez em paisagens psicossociais incertas provocadas
pela pandemia de Covid-19. O estudo analisa a construção de uma Roda de Conversa,
dispositivo grupal de acolhimento e partilha, realizado de modo online, com trabalhadoras de
diferentes políticas públicas da saúde, assistência e educação, direcionadas às infâncias no
estado do Espírito Santo. A proposição do dispositivo de pesquisa-intervenção permitiu o
trabalho com analisadores, que possibilitaram o acompanhamento e a ampliação dos gestos
criançáveis, que serão diferenciados nas pistas de análise: Encontrar, Complexificar-encruzilhar
e Espiralar o tempo. Tais pistas tensionam o complexo adulto-criança-entorno ao questionarem
as concepções instituídas sobre o cuidado, a responsabilidade, a participação, as desigualdades
etárias e os saberes e práticas centrados em um ideal de adulto e sociedade. São indicativas,
portanto, de um exercício de aproximação de um devir-erê, que se faz em um agir criançável a
ser exercitado por adultos e crianças.
Palavras-chave: Adultocentrismo; Infâncias; Políticas públicas; Pesquisa-intervenção;
Roda de Conversa.

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