COMO NOS TORNAMOS GENTE? ESCREVIVÊNCIAS DAS MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS DA JUVENTUDE DE CARIACICA/ES (POR UMA EDUCAÇÃO AQUILOMBADA)

Nome: CARLOS ANTONIO CONCEICAO

Data de publicação: 29/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTIANE BREMEMKAMP CRUZ Examinador Externo
LUZIANE DE ASSIS RUELA SIQUEIRA Examinador Interno
MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS Presidente

Resumo: A pesquisa aborda as memórias de resistências e vida potentes da juventude preta de
Cariacica/ES. O problema de pesquisa, que direciona o trabalho, é: como os jovens
negros, pobres e periféricos se formam e se “tornam Gente” em meio: à necropolítica,
que vigora na atualidade e que dizima tantas vidas negras; à precariedade social, que
exila milhares de jovens das condições de acesso à vida digna; e à educação de
qualidade, aos meios necessários para acessar, se manter e perseverar nos estudos e na
vida? O objetivo da pesquisa é escreviver as forças, que potencializam modos de vida
da juventude negra de Cariacica/ES, a qual vem sendo atravessada pela criminalização
da pobreza e pela precariedade política e social, a fim de dar visibilidade às resistências,
que tornam possível a afirmação da vida. O estudo é de natureza qualitativa e se
delineou pelos princípios, que orientam a escrevivência, destacando o fato de traçar os
caminhos analíticos, mapas de sentido, no decorrer das ações de estabelecimento de
relação com os colaboradores do trabalho. O foco da pesquisa é compreender como
os/as jovens enfrentam a precariedade social e como eles/as veem e têm vivido a
educação formal e regular. Após a escuta das escrevivências, quando buscamos focar
nas forças instituintes e instituídas nas/das experiências educacionais dos/as jovens
participantes do estudo, podemos destacar que estes/as, mediante as ações, como: a)
enfrentar o medo ampliando o olhar do presente; b) ampliar a partilha de sonhos; c)
ampliar gestos de cuidado com o/a outro/a; e, finalmente, d) aprender e compartilhar a
diversidade que somos, operaram no enfrentamento à precarização vivida, constituindose em pistas importantes no exercício de uma prática de educação aquilombada.
Palavras-chave: Juventude. Escrevivências. Análise Institucional. Resistências.
Educação Aquilombada. Negritude

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