EDUCAÇÃO FÍSICA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISES DA ATIVIDADE DOCENTE
Nome: RAMON MATHEUS DOS SANTOS E SILVA
Data de publicação: 18/07/2024
Banca:
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Papel |
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ALEXSANDRO RODRIGUES | Examinador Interno |
IVANILDE GUEDES DE MATTOS | Examinador Externo |
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA | Presidente |
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo de compreender o trabalho docente de uma
professora de Educação Física no que tange ao ensino de conteúdos da cultura e
história afro-brasileira e africana. Ademais, temos os seguintes objetivos específicos:
a) analisar as relações que essa professora estabelece com os saberes e
conhecimentos referentes às relações étnico-raciais; b) identificar os principais
obstáculos e/ou entraves para o ensino dos conteúdos da cultura e história afro-
brasileira e africana nas aulas de Educação Física. O estudo adota uma abordagem
com caráter qualitativo, embasada na perspectiva ergológica da análise da atividade
(Schwartz; Durrive, 2007), que é uma abordagem do trabalho onde se considera os
“usos” que as/os profissionais fazem das normas, prescrições e valores para gerir os
dramas da atividade. Os resultados apontam para uma intrínseca relação entre a
história de vida e a prática docente, evidenciando que a dimensão de raça e gênero
são fundamentais para os “usos de si” que professoras e professores fazem para gerir
a atividade docente. Além disso, o estudo demonstra que a questão racial é um fator
determinante nas relações estabelecidas no cotidiano escolar, delineando o trato entre
as crianças e entre professoras/es e crianças. Também indica o movimento de
afirmação realizado pelas crianças negras por meio da estética afro-diaspórica. Outros
dois apontamentos levantados pela pesquisa estão relacionados com o hiato entre a
Lei N° 10.639/03 e a atividade docente; e com o ensino das questões étnico-raciais a
partir da valorização dos saberes das crianças.