PRODUÇÃO DE SAÚDE/ADOECIMENTO NO TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Nome: HUDSON LIMA MOREIRA
Data de publicação: 19/12/2024
Banca:
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Papel |
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FABIO HEBERT DA SILVA | Presidente |
FERNANDA SPANIER AMADOR | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Examinador Interno |
Resumo: Essa dissertação é resultado de um esforço no sentido de analisar os processos coletivos de trabalho no campo da docência da educação básica nas escolas da rede pública estadual do Espírito Santo. A partir de publicações de experientes pesquisadoras e pesquisadores do tema educação no campo da Psicologia Institucional e também próximo a este campo, lançamos mão do conceito de Atividade ancorado nas proposições realizadas pelo filósofo e psicólogo Yves Clot, para direcionar os passos dessa pesquisa de mestrado. Tais proposições, em um de seus apontamentos, trazem consigo a importância das/os trabalhadoras/es se reconhecerem na história da construção e condução de seus ofícios, algo que tem sido dificultado no cotidiano das/os trabalhadoras/es docentes, mas que não impede seu acontecimento, pois, as/os trabalhadoras/es seguem resistindo e inventando. Por meio da metodologia Bola de Neve foi estabelecido contato com as profissionais e a proposta da pesquisa obteve boa receptividade. A partir de conversas realizadas com três professoras e um professor da rede pública estadual atuantes nas cidades de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, e registradas em diário de campo, foi possível ouvir suas histórias do cotidiano laboral e realizar importantes análises sobre as estratégias, invenções e resistências diárias que compõem o trabalho docente e a vida dessas trabalhadoras. Além das narrativas docentes, essa pesquisa traz em seu texto trechos de relatos enviados à plataforma digital Memória do Ofício Docente que descrevem os cotidianos de professoras atuando durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19, fala sobre a resistência na continuidade da atuação profissional de professoras e professores após as invasões às escolas na cidade de Aracruz que resultaram nas mortes de colegas de trabalho, sobre iniciativas coletivas de produção de saúde das/os professoras/es acolhendo colegas quando estes se veem diante de situações desafiadoras durante a realização de seu trabalho, discute também sobre os desafios enfrentados diante das violências urbanas e quais estratégias são adotadas pelas/os profissionais para seguir trabalhando e produzindo saúde.