A Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (eja) em uma Escola Municipal de Vitória/es:apostas e Tensionamentos
Nome: MARCEL BITTENCOURT ROMANIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/09/2011
Banca:
Nome | Papel |
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ANA LUCIA COELHO HECKERT | Orientador |
CLAUDIA ELIZABETH ABBÊS BAETA NEVES | Examinador Externo |
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho visou acompanhar os efeitos do processo de implementação da política municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública do município de Vitória/ES. Para a análise dos dados produzidos na pesquisa realizada lançamos mão de dois vetores, a saber: a constituição das práticas educacionais que tecem a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e os processos que permearam a implementação da política de EJA, formulada a partir de 2005 pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória/Espírito Santo (SEME/ES). A pesquisa abarcou vivência institucional e entrevistas com docentes que atuam na modalidade EJA em uma escola da rede municipal de Vitória/ES, entrevistas com a equipe de coordenação da política de EJA que atua no órgão central (SEME) e participação em reuniões de formação dos docentes. O trabalho destaca alguns movimentos que foram experimentados pelos docentes como tensões que permearam o processo de implementação da política de municipal de EJA na escola em que a pesquisa realizada, tais como: a chegada da proposta à escola; as tensões, os impasses e as conquistas interferindo na política de EJA; a formação e os processos de gestão do trabalho docente; o processo de juvenilização da EJA, dentre outros. O processo de implementação da política de EJA no município de Vitória/ES vem se efetuando em consonância às proposições tecidas no campo da EJA em âmbito nacional. Na partir da pesquisa realizada vimos que o processo de implementação experimentado provocou desestabilização nas práticas institucionalizadas na escola e ainda, os debates efetuados com os professores provocaram desvios na proposta apresentada pela equipe de coordenação da EJA na SEME/ES.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação; Análise Institucional.