Produção de Vida no Trabalho Docente
Nome: DANIELE AMARAL DE SÁ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/09/2011
Orientador:
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Papel |
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MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANA LUCIA COELHO HECKERT | Examinador Interno |
CLAUDIA OSORIO DA SILVA | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Resumo: Esta dissertação coloca em discussão os processos de engendramento do trabalho e do trabalhador levando em consideração principalmente seu caráter passível de transformação. A partir do estudo da atividade docente problematizamos junto com uma professora do ensino fundamental as formas de trabalhar e ser trabalhador que eram atualizadas em sua prática cotidiana no município de Vitória, Espírito Santo. Esta intervenção teve como ferramenta teórico-metodológica as contribuições da Clínica da Atividade possibilitando uma postura que privilegiasse o protagonismo da professora na produção de análises da atividade docente. Este transformar-compreender o trabalho se deu por uma busca de meios que provocassem a autoconfrontação da professora com sua atividade. As análises produzidas durante este estudo foram condição para um aumento do poder de ação da trabalhadora, provocando deslocamentos nas formas de conduzir o trabalho. Esta experimentação partiu também da busca por um fazer psi que não individualizasse as questões escolares ou reduzisse sua gênese ao âmbito da própria escola, trazendo para a discussão a rede complexa em que a atividade de trabalho é engendrada. Assim, tentamos dar visibilidade à polifonia que produz a voz da professora colocando em questão seus efeitos e os possíveis desvios.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Docente. Clínica da Atividade. Atividade.