Narrando Experiências, Montando Ca(u)sos.
Análises das Práticas de Cuidado na Saúde Mental Infanto-juvenil.
Nome: IVANA CARNEIRO BOTELHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/07/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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HELIANA DE BARROS CONDE RODRIGUES | Coorientador |
LUCIANA VIEIRA CALIMAN | Examinador Interno |
MARIA CRISTINA VENTURA COUTO | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Resumo: Este trabalho apresenta algumas análises das práticas de cuidado junto a crianças e adolescentes no campo da Saúde Mental. Para tanto, empreende a montagem de casos de meninos e meninas que fazem uso de algum equipamento da Saúde Mental. A pesquisa se pauta em uma política da narratividade que toma as narrativas como diagrama processual das experiências no campo. Nesse sentido, a montagem dos casos se faz por um procedimento de traçar as práticas de cuidado, visibilizar as políticas em curso, cartografar os elementos heterogêneos. Desse modo, são feitas discussões e problematizações de algumas práticas no campo da Saúde Mental Infanto-juvenil: o tardio enfrentamento da Saúde Mental com as questões da infância e adolescência; o abrigamento como única forma de cuidado; a produção do Autismo e dos espaços de especialismos; a orientação de uma política da Atenção Psicossocial; os dispositivos inovadores como o CAPSi; o debate aberto e público das políticas de cuidado. Afirmamos que a construção de políticas que sejam públicas está na invenção das práticas de cuidado no cotidiano dos serviços; na disponibilidade de encontro com cada menino e menina; na singularidade dos casos; na processualidade da constituição do campo de atuação, das leis, das portarias; nos movimentos sociais; nos analisadores, que colocam em questão as práticas naturalizadas. Esse é o sentido maior que este trabalho oferta, a não cristalização das políticas e sim a invenção laboriosa das práticas de cuidado.