A utilização da noção de risco pelas Políticas Públicas de Atenção à infância e à adolescência nos Municípios de Vitória e de Serra (ES) e suas repercussões em Programas/Projetos Sociais

Resumo: No projeto em tela, as Cidades de Vitória e de Serra (ES) serão o cenário analítico da disseminação da noção de risco e sua especial utilização nos dias atuais pelas políticas públicas, uma vez que a abordagem à infância “em risco”, “de risco” e “em situação de risco” é objetivo de políticas públicas de ação social, de educação e de segurança urbana destes municípios. Mesmo que a utilização da noção não seja unívoca nas diversas políticas referidas, o risco pode ser pensado como analisador das relações de poder contemporâneas, já que promove um mapeamento dos pobres, em especial, da infância e da juventude que poderão compor as “classes perigosas”. Dessa forma, impõe-se como objetivo da investigação científica conhecer os discursos das políticas públicas assistenciais, educacionais e de segurança urbana de Vitória e de Serra no que tangem à situação de risco social e pessoal em relação à infância e à adolescência, e as diretrizes deles oriundas que repercutem práticas em programas/projetos sociais. A tentativa se faz no sentido de evidenciar a produção de modos de vidas marcados pela concepção de risco social.

Data de início: 01/03/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado LUZIANE DE ASSIS RUELA SIQUEIRA
Aluno Mestrado JOÃO PAULO GUIDONI
Aluno Mestrado DENISE CARLA GOLDNER COELHO
Aluno Mestrado JACIANY DE SOUZA PEREIRA OLINTO
Coordenador GILEAD MARCHEZI TAVARES
Transparência Pública
Acesso à informação

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