CONECTAR E (com)VERSAR EM PROCESSOS FORMATIVOS: CARTOGRAFIAS DE PRÁTICAS INVENTIVAS

Resumo: A pesquisa faz indagações sobre os processos e práticas formativas que buscam pautar-se por valores de colaboração na constituição da relação de si e do mundo. Compreende-se os fenômenos como produção coletiva, produção de subjetividade, onde os padrões assumidos como normais são fruto de um complexo processo de reprodução de sujeitos e reinvenção da vida através da potência de criação. O trabalho configura-se como uma investigação qualitativa móvel, onde nos perguntamos acerca dos modos de expressão que se constituem quando indivíduos efetivam exercícios éticos/políticos/estéticos/inventivos de resistência à produção de subjetividade capitalística? Realizaremos uma pesquisa-intervenção na perspectiva da Análise Institucional que assume o plano da experiência enquanto intervenção, sendo a análise da implicação, sua ferramenta central de trabalho. Fabricaremos dispositivos em práticas educacionais para fazer emergir, desde o fazer e diversas expressões, o saber. Realizaremos uma cartografia das ações e criações dos/nos processos formativos que construiremos junto a educadores que atuam na defesa dos direitos do ser humano e da vida no decorrer dos três (3) anos em que propomos o estudo inicial. Todos os relatos e narrativas serão registrados no diário de campo. O material produzido será analisado a partir das orientações da análise do discurso proposto por Foucault, buscando escapar da frágil interpretação daquilo que estaria por trás dos documentos, pois entendemos que as produções são uma realização histórica, política.

Data de início: 01/08/2020
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS
Transparência Pública
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