Entre Psicologia e educação: desafios ético-políticos para a formação e atuação de psicólogas (os)
Resumo: Este projeto objetiva acompanhar um plano de emergência de equipes multiprofissionais na educação básica no Espírito Santo, e o que produz de desafios críticos para pensar as relações entre Psicologia e Educação, a formação e atuação de psicólogas(os). Com a direção da pesquisa-intervenção busca produzir conhecimento a respeito do movimento de surgimento dessas equipes no campo da educação, a inserção de psicólogas(os) no contexto educacional, orientações e atribuições para a atuação, as práticas de trabalho desenvolvidas e as implicações para o exercício formativo-interventivo na relação com a universidade. Aspira-se como efeitos ampliar processos de ensino, pesquisa e extensão, na relação entre universidade e políticas públicas, bem como na relação com a emergência de equipes multiprofissionais e o compromisso ético-político com a formação de psicólogas (os). O projeto dá continuidade à pesquisa iniciada no Estágio de pós-doutoramento, Portaria de pessoal nº 4681, 21/12/2023, realizado entre 25/02/2024 e 24/02/2025, na vinculação com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/SP.
Data de início: 25/02/2025
Prazo (meses): 12
Participantes:
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Nome |
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Aluno Doutorado | MARIA IZABEL COSTA DA SILVA |
Aluno Doutorado | MATHEUS MAGNO DOS SANTOS FIM |
Colaborador | SILVIA NEVES SALAZAR |
Colaborador | MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS |
Coordenador | JANAÍNA MARIANO CÉSAR |