CONSTRUÇÃO DE PISTAS METODOLÓGICAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS: POR OUTRAS RELAÇÕES COM O CONHECER

Resumo: A relação com o conhecimento na história do pensamento ocidental sofrera, ao longo dos séculos, processo de desindexação do que na Antiguidade constituía sua base e fundamento, a ética (FOUCAULT, 2006a). A gravidade deste acontecimento aponta que para produção do conhecimento não mais se exige dos sujeitos que seu ser esteja em questão, que necessariamente o conhecer nos modifique. Na modernidade a exigência formativa se coloca quanto à capacidade qualificadora do conhecimento, em vias tecnicistas. Esta pesquisa visa contingenciar tal perspectiva, investigando vias possíveis da formação em seus efeitos de transformação. Como direção há o acompanhamento de pistas metodológicas que possibilitem acesso e cultivo do conhecer como experiência de produção de si. Vincula-se à pesquisa-intervenção no método da cartografia como operação de acompanhamento de processos. A pesquisa tem como campo de investigação o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi/Vitória-ES) a partir da implantação da Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação em um dispositivo de Oficina com crianças, que fazem uso de psicotrópicos. O Dispositivo de pesquisa realizado no CAPSi envolve crianças e profissionais desta instituição e graduandos da UFES. Acompanham-se os efeitos de formação que se desdobram e se constroem na relação com crianças e adolescentes, em uma via não pedagogizante e moralizante, tendo como instrumento-disparador a literatura.

Data de início: 12/04/2016
Prazo (meses): 40

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JANAÍNA MARIANO CÉSAR
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