PESQUISA-INTERVENÇAO POR VIA DE UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA: POLÍTICAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa analisar práticas de educação de jovens e adultos no contemporâneo e seus efeitos formativos. Para tal, será enfocada uma proposta diferenciada de Educação de Jovens e Adultos, realizada pela EMEF Admardo Serafim de Oliveira, no município de Vitória/ES. Esse trabalho propõe-se a articular os problemas concretos enfrentados por estudantes e professores na construção de um projeto de formação democrático de EJA, que passa ao largo de processos mais tradicionais e hegemônicos no campo de Educação. Ressalta-se a relevância nacional e local da experiência inovadora concretizada nesse estabelecimento de ensino municipal. Essa pesquisa objetiva problematizar três linhas: como se dão os processos formativos e seus efeitos no cotidiano escolar? Que efeitos éticos as práticas escolares tem produzido nas relações dos atores da escola? Podem-se criar diretrizes para uma avaliação coletiva dos modos de intervenção nos processos institucionais e formativos? A partir da perspectiva de uma pesquisa-intervenção, tem-se o objetivo de cartografar (compreender e transformar) os problemas e conflitos concretos enfrentados pelos educadores e educandos da EMEF Admardo Serafim de Oliveira, em seu cotidiano de trabalho e processo de construção de uma educação popular, democrática e voltada para a produção de autonomia e cidadania. Como resultados esperados pela inserção da pesquisa no cotidiano escolar, pretende-se que esta pesquisa consiga produzir-enriquecer, problematizar-avaliar e transformar os modos de relação tecidos no processo educacional e na trama da respectiva dinâmica institucional, fortalecendo a produção coletiva de conhecimento. Por fim, salienta-se que essa pesquisa visa consolidar as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, e a implementação de um Núcleo de Pesquisa Intersetorialidade e Políticas Públicas para a Juventude, agregando 4 pesquisadores e alunos do programa, assim como atuar no fortalecimento de vínculos com outros grupos de pesquisa nacionais (2 pesquisadores). Ademais, no âmbito da formação acadêmica este projeto de pesquisa visa proporcionar, a estudantes graduandos e pós-graduandos dos cursos de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal Fluminense um campo e uma experiência de pesquisa, nos quais possam vivenciar a produção de uma educação voltada para a autonomia e cidadania para, a partir daí, produzirem conhecimento acerca dos processos e questões educacionais existentes na atualidade.

Data de início: 2015-08-01
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Marcia Roxana Cruces Cuevas
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