O reencantamento do corpo por um ethos de aprendizagem

Resumo: Este projeto busca discutir a importância da retomada do movimento e da expressão corporal na construção de um ethos de aprendizagem inventiva no campo da Educação. Reencantar o corpo e redistribuí-lo ao encontro de processos educativos em prol de uma política cognitiva inventiva é o se pretende com este projeto. Se o movimento é o que temos como manancial da vida e é com o corpo que vivemos, aprendemos e somos, o que as práticas corporais e performativas podem nos ensinar de fundamental para os processos de aprendizagem? Afirmando uma política científica do PesquisarCom, seremos guiados pelo método cartográfico a tracejar as metas do trabalho à medida em que acompanharmos os processos presentes no curso de Dança e/ou Práticas Performáticas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música de Vitória (FAFI). O material de análise deverá ser constituído pelo diário de campo. Pretendemos ao longo do trabalho, alinhavarmos sentidos: conhecer-performar; cognição-invenção; consciência-atitude de presença; devir consciente- aprendizagem inventiva; identidade-performatividade. Partimos da compreensão de que somente uma educação que permita experiências sensíveis fora dos modelos pré-fixados, que favoreça a expansão dos movimentos corporais no encontro com outros corpos e que use como ferramenta para a aprendizagem a sintonia afetiva pode nos reconectar ao mundo comum da formação que faz a diferença.

Data de início: 2019-03-04
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Gilead Marchezi Tavares
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910