Histórico
1) a Psicologia como um campo estruturado e de dispersão de conhecimentos e como área de aplicação;
2) A integração necessária entre ensino, pesquisa e extensão;
3) Formação sócio-crítica;
4) Formação inventiva;
Desde a sua criação têm sido oferecidas 60 (sessenta) vagas anuais obedecendo a duas entradas, 30 (trinta) no primeiro e 30 (trinta) no segundo semestre letivo, sendo que concluíram o curso 1.806 estudantes. Atualmente (fevereiro de 2021) encontram-se matriculados 341 (trezentos e quarenta e um) estudantes nos dez períodos regulares. O curso tem funcionamento diurno, predominantemente vespertino, com turno de funcionamento integral. A carga horária total exigida para a graduação é de no mínimo 4.055 horas e a conclusão do curso deve ocorrer em no mínimo 10 e no máximo 15 semestres letivos. Essa carga horária é distribuída da seguinte maneira: 2115 horas em disciplinas de unidades curriculares obrigatórias do Núcleo Comum, 960 horas em unidades curriculares optativas do Curso, 180 horas em Estágios Básicos do Núcleo Comum, 240 horas em Unidades curriculares obrigatórias das Ênfases Curriculares, 440 horas em Estágios Específicos da Ênfase Curricular.
Este Projeto Pedagógico procurou reafirmar duas características que podem ser identificadas nas atividades desenvolvidas no curso: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, assim como a articulação entre a formação técnica e o compromisso sociopolítico. A preocupação foi de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de uma visão crítica da sociedade em que ele irá atuar, das suas responsabilidades éticas e sociais, bem como do compromisso com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, tornando-o capaz de atuar de modo responsável na pesquisa e na aplicação de conhecimentos visando, nas diversas áreas de atuação, a promoção da saúde e a construção de uma sociedade mais justa. Com estas preocupações é que foram projetadas as novas unidades curriculares contidas no presente Projeto Pedagógico do Curso (PPC).