Histórico

Objetivo do curso: Visamos formar profissionais com competência ética, política, técnica e científica, respeitando o Código de Ética do Profissional Psicólogo e atentando para a articulação das atividades profissionais com a realidade social. Os eixos norteadores abarcam:

1) a Psicologia como um campo estruturado e de dispersão de conhecimentos e como área de aplicação;
2) A integração necessária entre ensino, pesquisa e extensão;
3) Formação sócio-crítica;
4) Formação inventiva;

5) Políticas, projetos e práticas de Ações Afirmativas.
 
O Curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculado atualmente ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), teve sua proposta de criação recomendada pela Resolução 18/78 do Conselho de Ensino e Pesquisa, de 27/06/1978, e foi criado em 03/07/1978 através da Resolução 11/78 do Conselho Universitário. O curso iniciou seu funcionamento em 1979 e foi reconhecido pela Portaria de nº 143 do MEC, baseada no parecer do Conselho Federal de Educação de nº 873/85, publicada no Diário Oficial da União em 21 de fevereiro de 1986. Desde sua implementação até os anos 2000 foi o único curso de Psicologia do Estado do Espírito Santo. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) faixa de 2009 é 4, o de 2012 é 2 e o de 2018 é 4, tendo o curso obtido nota 5 no último Enade, sendo esta a maior nota do Estado.

Desde a sua criação têm sido oferecidas 60 (sessenta) vagas anuais obedecendo a duas entradas, 30 (trinta) no primeiro e 30 (trinta) no segundo semestre letivo, sendo que concluíram o curso 1.806 estudantes. Atualmente (fevereiro de 2021) encontram-se matriculados 341 (trezentos e quarenta e um) estudantes nos dez períodos regulares. O curso tem funcionamento diurno, predominantemente vespertino, com turno de funcionamento integral. A carga horária total exigida para a graduação é de no mínimo 4.055 horas e a conclusão do curso deve ocorrer em no mínimo 10 e no máximo 15 semestres letivos. Essa carga horária é distribuída da seguinte maneira: 2115 horas em disciplinas de unidades curriculares obrigatórias do Núcleo Comum, 960 horas em unidades curriculares optativas do Curso, 180 horas em Estágios Básicos do Núcleo Comum, 240 horas em Unidades curriculares obrigatórias das Ênfases Curriculares, 440 horas em Estágios Específicos da Ênfase Curricular.

Este Projeto Pedagógico procurou reafirmar duas características que podem ser identificadas nas atividades desenvolvidas no curso: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, assim como a articulação entre a formação técnica e o compromisso sociopolítico. A preocupação foi de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de uma visão crítica da sociedade em que ele irá atuar, das suas responsabilidades éticas e sociais, bem como do compromisso com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, tornando-o capaz de atuar de modo responsável na pesquisa e na aplicação de conhecimentos visando, nas diversas áreas de atuação, a promoção da saúde e a construção de uma sociedade mais justa. Com estas preocupações é que foram projetadas as novas unidades curriculares contidas no presente Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

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