Histórico

Iniciado em 2007, o Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) tem , desde sua primeira turma, contribuído para a formação de profissionais que possam atender tanto ao recente processo de expansão das Instituições de Ensino Superior, como ampliação das redes de serviços vinculados às políticas públicas e sociais. Criado há uma década, por grupo de professores do departamento de psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, para atender, sobretudo, a demanda ex-alunos do curso de psicologia que buscavam dar continuidade a formação, o PPGPSI hoje é composto por docentes de diferentes cursos (Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Educação Física, Terapia Ocupacional, Comunicação Social), de diferentes instituições (UFES, UVV, UFF e UFRGS) acolhe um corpo discente também diversificado, com diferentes formações e diferentes trajetórias profissionais. Este movimento de ampliação reafirma a opção por uma formação transdisciplinar, já apresentada como um princípio do PPGPSI em 2007.
Em 2016, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da UFES finalizou seu terceiro ciclo de avaliação pela Capes e tem se preparado para propor, no quadriênio que se inicia, o doutorado em Psicologia Institucional.
Desde sua origem, o PPGPSI está fortemente marcado pelo seu contexto regional e de expansão das Instituições de Ensino Superior no Estado do Espírito Santo. Devido a características do seu corpo discente, composto frequentemente por profissionais dos quadros técnicos e de gestão das políticas municipais ou estaduais, o PPGPSI, tem contribuído especialmente para análise, elaboração, implantação e acompanhamento e políticas públicas e programas sociais dos diversos municípios que compõem a Grande Vitória (região em que se encontra a UFES), sobretudo nas áreas da saúde, da educação e da assistência social. Por outro lado, a inserção dos nossos egressos em quadros docentes de diversos cursos superiores de IFES pulverizadas em todo o Estado do Espírito Santo tem demonstrado sua relevância para formação de docentes do magistério superior. O que corrobora a efetivação da natureza do Mestrado Acadêmico.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 253 mestres e conta com 48 alunos regularmente matriculados, sendo 37 no mestrado e 11 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2021-2023
Coordenadora: Janaína Mariano César
Coordenadora-Adjunta: Luziane de Assis Ruela Siqueira

Período: 2019-2021
Coordenador: Ana Paula Figueiredo Louzada
Coordenador-Adjunto: Janaina Mariano Cesar

Período: 2017 - 2019
Coordenador: Ana Paula Figueiredo Louzada
Coordenador-Adjunto: Rafael da Silveira Gomes (2017)
Coordenador-Adjunto: Janaina Mariano Cesar (2018)

Período: 2015 - 2017
Coordenador: Fábio Hebert da Silva
Coordenador-Adjunto: Ueberson Ribeiro Almeida

Período: 2015
Coordenadora: Luciana Vieira Caliman
Coordenador-Adjunto: Fábio Hebert da Silva

Período: 2014-2016
Coordenadora: Luciana Vieira Caliman
Coordenadora-Adjunta: Ana Paula Figueiredo Louzada

Período: 2012-2014
Coordenadora: Gilead Marchezi Tavares
Coordenadora-Adjunta: Luciana Vieira Caliman

Período: 2010-2012
Coordenadora: Maria Cristina Campello Lavrador
Coordenadora-Adjunta: Gilead Marchezi Tavares

Período: 2007-2010
Coordenadora: Maria Elizabeth Barros de Barros
Coordenadora-Adjunta: Maria Cristina Campello Lavrador

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2016-2020............................4
2013-2016 . . . . . . . . . . . . . . 4
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 3
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 3

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