Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq:

1) Etologia e Neurociências

Líder(es): Rosana Suemi Tokumaru e Agnaldo Garcia
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=03927073SGM9HJ

2) LEST - Laboratório de Estudos sobre Trabalho
Líder(es): Alexsandro Luiz de Andrade
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392707JR0CMT3

3) Processos de Desenvolvimento e de Aprendizagem
Líder(es): Claudia Broetto Rossetti
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=039270730JCJR7

4) Processos Psicológicos e Saúde
Líder(es): Kely Maria Pereira de Paula e Alessandra Brunoro Motta Loss
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392707VM02HR3

5) Representações, práticas socioculturais e processos de exclusão
Líder(es): Zeidi Araujo Trindade e Paulo Rogério Meira Menandro
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392707LQIA42G

6) Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais
Líder(es): Heloisa Moulin de Alencar
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392707JV4CLX6

Núcleos de pesquisa do PPGP/UFES:

LAFEC/UFES
O Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição (LAFEC/UFES) é coordenado pela Profa. Mariane Lima de Souza e está vinculado à linha de pesquisa ‘Processos e distúrbios de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo’ do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES, além de colaborar com o Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2006 vem desenvolvendo pesquisas sobre a autoconsciência e, em especial, sobre a reflexividade, com foco em uma abordagem fenomenal, baseada em dados comportamentais do processo cognitivo do indivíduo. No ano de 2010, o LAFEC deu início a um projeto de pesquisa voltado para a investigação dos correlatos neurais da consciência de si, a partir de potenciais evocados visuais captados via EEG, em colaboração com o Laboratório de Automação Inteligente/UFES (LAI). Atualmente, localiza-se na sala 33 do Cemuni VI, campus Goiabeiras.
Contato:
E-mail: limadesouza [at] gmail.com
Página internet: www.facebook.com/groups/159192957601341/
Telefone: +55 27 4009-2499

REDEPSO
A Redepso é um projeto de extensão ligado ao Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia que integra estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de promover a formação e a pesquisa em psicologia social, aprimorando a atuação dos participantes em âmbito acadêmico e profissional. Implantada desde 2000, a Redepso é formada pelas professoras Zeidi A. Trindade, Maria Cristina S. Menandro, Célia Regina R. Nascimento, Valeschka M. Guerra, Luiz Souza, Mariana Bonomo e Priscilla Martins. A Rede conta ainda com a parceria de professores de outras instituições federais de ensino superior para o desenvolvimento de pesquisas multicêntricas. Para fazer parte da Redepso, é preciso participar de um processo seletivo e, após aprovação, inserir-se na Formação Inicial, que envolve participação voluntária em pesquisas e aulas sobre temas e teorias da psicologia social (ex.: identidade social, representações sociais, crenças, normas, atitudes, valores humanos, valores morais, memória social), além de métodos de pesquisa na área (quantitativos e qualitativos).

CIPRI
O Centro Internacional de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (CIPRI), coordenado pelo Prof. Dr. Agnaldo Garcia, reúne pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos de Psicologia e áreas afins e investiga relações interpessoais em diferentes contextos. O CIPRI edita a revista científica “Interpersona: An International Journal on Personal Relationships”, atualmente publicada na Alemanha. Nos últimos anos, organizou diversos eventos nacionais e internacionais sobre relacionamento interpessoal assim como organizou diversos livros sobre o tema.
Contato: agnaldo.garcia [at] uol.com.br. Site: www.abpri.org

LAPSIM
O Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) possui como objetivo geral o estudo, a pesquisa e a intervenção so¬bre temas relacionados à Psicologia da Moralidade, área de investigação dos processos psicológi¬cos cognitivos e afetivos que levam um indivíduo a legitimar regras, princípios e valores morais. Dessa forma, pretendemos investigar a moralidade na infância, adolescência, adultez e velhice, em suas articulações com questões do cotidiano, nos diferentes contextos educacionais e/ ou socioculturais.
Professora coordenadora: Heloisa Moulin de Alencar.
Professores participantes: Sávio Silveira de Queiroz e Antonio Carlos Ortega.
Equipe: Professores, alunos da Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação-PPGP. (O LAPSIM está relacionado ao Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais).
Contato: heloisamoulin [at] gmail.com  Site: www.lapsim.ufes.br

LEDHUM
O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (LEDHUM/UFES) tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, são realizados trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de projetos de Extensão e Estágio Curricular Supervisionado. As temáticas estudadas tem sido: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico, construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção, investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano.
Professores participantes: Antonio Carlos Ortega, Claudia Broetto Rossetti, Cláudia Patrocinio Pedroza Canal, Sávio Silveira de Queiroz.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.