Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Ufes

  • A linha de pesquisa Psicologia Social e Saúde abrange o estudo dos processos de saúde e adoecimento, nas suas articulações com o contexto sociocultural, a formação e a prática profissional na área da saúde e os processos de intervenção em saúde.

  • A linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem abrange o estudo dos processos evolutivos, funcionais e adaptativos do comportamento humano e animal, dos processos de aprendizagem e desenvolvimento típico e atípico, da afetividade, das interações sociais, da cognição e da moralidade.

  • A linha de pesquisa Processos Psicossociais abrange o estudo dos processos psicossociais relacionados à identidade, aos processos de comunicação, ao gênero, às relações familiares e conjugais, ao relacionamento interpessoal, ao preconceito, à violência e suas interconexões com contextos culturais.

O PPGP/UFES foi implantado visando atingir os seguintes objetivos:

a) Formar de docentes para o magistério superior, a fim de atender a demanda regional/nacional de expansão quantitativa e qualitativa deste grau de ensino;
b) Promover a capacitação e o aperfeiçoamento de pesquisadores na área de Psicologia;
c) Preparar pessoal especializado de alto nível para atuar em programas vinculados à administração pública e privada nas quais se desenvolvem atividades profissionais de psicologia e áreas afins;

Desde o início de seu funcionamento, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES teve grande impacto regional. A cada novo processo seletivo o número de interessados aumenta, sendo a origem geográfica dos candidatos cada vez mais diversificada, contando, inclusive, com uma procura cada vez maior de candidatos de outros países da América Latina.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Doutorado em Psicologia desde 2000 e o curso de Mestrado em Psicologia desde 1992 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 334 mestres e 110 doutores e conta com 82 alunos regularmente matriculados, sendo 39 no mestrado e 43 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910