Reciprocidade nas trocas sociais de crianças e adolescentes: um estudo sobre aspectos cognitivos, sociais, afetivos e morais do desenvolvimento
Nome: CAROLINE BENEZATH RODRIGUES BASTOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/09/2020
Banca:
Nome | Papel |
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ALICE MELO PESSOTTI | Examinador Externo |
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI | Suplente Interno |
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL | Examinador Interno |
DAIANA STURSA DE QUEIROZ | Examinador Externo |
HELOISA MOULIN DE ALENCAR | Suplente Interno |
Páginas
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorre a reciprocidade nas trocas sociais de crianças e adolescentes. Foram avaliados aspectos cognitivos, sociais e morais do desenvolvimento humano e foi verificado como tais aspectos estão relacionados com a manifestação da reciprocidade nas trocas sociais. Participaram da pesquisa 20 estudantes do 3º ao 8o ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada na cidade de Vitória-ES, sendo 10 crianças na faixa-etária de 9 a 10 anos e 10 adolescentes na faixa-etária de 13 a 14 anos. Foram utilizados dois instrumentos baseados na Teoria Piagetiana e aplicados com base no Método Clínico Piagetiano. O primeiro trata-se da Adaptação do Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Cognitivo (IANDC), que classificou as noções de reversibilidade lógica e de conservação de substância, de peso e de volume dos participantes. O segundo instrumento, intitulado Trocas Sociais e Aspectos Morais no Conto de Fadas A Pequena Sereia, classificou o nível de desenvolvimento moral e os tipos de trocas sociais apresentados pelos participantes. A coleta de dados ocorreu na própria escola, foi gravada em áudio e vídeo e as informações foram posteriormente inseridas em protocolos. Os dados foram analisados qualitativamente, também com base no Método Clínico Piagetiano, a partir de critérios e categorias de análise de dados pré-estabelecidas baseadas nos conceitos investigados. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes se encontra na etapa de transição para a aquisição da noção de reversibilidade lógica. A maioria das crianças não apresentou de forma completa as noções de conservação de substância, de peso e de volume; e a maioria dos adolescentes não apresentou de forma completa as noções de conservação de peso e de volume. Também foi observado que com o avanço das faixas etárias há um progresso em direção à completude das noções cognitivas investigadas. Em relação aos aspectos morais, os resultados apontaram que a maioria dos participantes se encontra na etapa de transição entre a heteronomia e a autonomia, de forma que os adolescentes apresentaram níveis de desenvolvimento moral mais avançados do que as crianças. Além disso, a grande maioria das crianças e dos adolescentes manifestou a reciprocidade moral, a gratidão e o perdão em suas trocas sociais, não havendo diferença em relação às faixas etárias. Porém, grande parte dos participantes não estendeu a necessidade de retribuir moralmente atitudes benevolentes recebidas para trocas sociais que não contemplam vínculos afetivos. Conclui-se que os indivíduos com ausência da noção de reversibilidade lógica e na etapa de transição entre a heteronomia e a autonomia podem apresentar a reciprocidade moral em suas trocas sociais. Por outro lado, conforme esperado, os indivíduos que possuem a noção completa de reversibilidade lógica e de autonomia moral são capazes de apresentar a reciprocidade moral, mas não necessariamente irão manifestá-la em todas as situações. Considerando que a reciprocidade moral implica no respeito mútuo e é importante para a coletividade, enfatiza-se a necessidade de promovê-la nos diferentes tipos de trocas sociais vivenciados pelos indivíduos.