Metacognição, Atenção e Autopercepção Corporal na Formação da Autoconsciência: pesquisa e intervenção

Nome: FLAVIA ENCARNAÇÃO MOTTA DA ROCHA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Examinador Interno
GABRIELLA GARCIA MOURA Examinador Interno
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI Examinador Externo

Resumo: A percepção que o sujeito tem de seu processo cognitivo e de seu corpo desenvolve-se graças à atenção demandada a si e ao ambiente. Parte-se do pressuposto de que a metacognição, a atenção e a autopercepção corporal contribuem para a formação da autoconsciência e influenciam diretamente a aprendizagem. Esta tese é constituída por três estudos interrelacionados e complementares, cada um compondo um capítulo. Em cada estudo, um objetivo específico da tese foi investigado com base em um delineamento metodológico exclusivo e independente. O objetivo do primeiro estudo, exploratório e de enfoque qualitativo, foi descrever a percepção de crianças sobre suas estratégias metacognitivas a partir de uma escala de metacognição. Participaram 106 crianças de 9 a 12 anos de idade, que responderam a um questionário estruturado. A análise dos dados seguiu os critérios da fenomenologia semiótica. Os resultados revelaram cinco temáticas: (1) Alegria e motivação; (2) Indecisão e curiosidade; (3) Saber mais sobre mim; (4) Ansiedade; (5) Diferente do que faço na escola. A diversidade temática da percepção das crianças sobre seu processo autorreflexivo sugere a amplitude do monitoramento dos próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos e da experiência e julgamento de conteúdos internalizados. O segundo estudo, exploratório de natureza quantitativa, verificou a existência de correlação entre essas variáveis nos mesmos sujeitos do estudo anterior. A análise estatística apontou correlação positiva moderada entre a autopercepção corporal e atenção e mostrou efeito da metacognição sobre a atenção concentrada, no item referente à importância de aprender sobre alguma coisa antes de estudá-la e à ação de criar uma ordem entre as diferentes informações quando é necessário lembrar-se delas. A variável nominal metacognitiva que sugere a elaboração de perguntas a si próprio para melhor prestar atenção em um problema apresentou associação com atenção concentrada, atenção alternada e atenção geral. O terceiro é um estudo de caso de abordagem qualitativa, o qual buscou descrever os aspectos da metacognição, atenção e autopercepção corporal em duas crianças de 9 anos de idade com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade que participaram de um protocolo de treinamento cognitivo com neurofeedback que abrangeu 11 sessões. O participante 01 aumentou a pontuação no reteste do EMETA, apresentou melhora da Atenção alternada e aumento do quociente de inteligência total. O participante 02 apresentou melhora da Atenção dividida e aumento do quociente de inteligência total. A interface em forma de jogo para interação cérebro-máquina favoreceu a imersão e interatividade das crianças no meio virtual. Sugere-se que o envolvimento no jogo e a necessidade de resolução de problemas tenha estimulado a presença da reflexividade, sendo propícia à investigação da fala interna em pesquisas na área. Sugere-se como considerações finais da tese que tarefas autorreflexivas sejam incluídas nos programas escolares, pois propiciam às crianças a ressignificação do papel de sujeitos de seu próprio processo de conhecimento.

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