Engajamento e necessidades psicológicas básicas no Ensino Fundamental no contexto de pandemia da COVID-19
Nome: ELIS BEATRIZ DE LIMA FALCÃO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/10/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS | Examinador Interno |
ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA | Suplente Externo |
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI | Examinador Interno |
FLÁVIA HELENA PEREIRA PADOVANI | Examinador Externo |
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA | Orientador |
Páginas
Resumo: O engajamento é central no desenvolvimento do sistema motivacional e mediador de respostas comportamentais e emocionais. Este estudo investigou o construto a partir da percepção das necessidades psicológicas básicas (NPB) com estudantes e professores, do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, no período da pandemia de COVID-19. A pesquisa foi delineada em três estudos, de corte transversal, descritivo e correlacional, com coleta de dados em ambiente virtual. O Estudo 1 realizou a tradução e adaptação transcultural do Teacher Report of Teacher Context, Student Report of Teacher Context - short form e Engagement vs. Disaffection with Learning Student-report. A análise dos três instrumentos obteve itens com coeficientes de validade de conteúdo quase perfeito
(0,80 - 1) (exceto dois itens [0,60 - 0,80], significativa relevância teórica e níveis de compreensão adequados, considerando sua aptidão para pesquisas de validação. No Estudo 2 foram investigadas percepções acerca do atendimento às NPB e relações com o engajamento, em amostra de 87 estudantes e seus responsáveis, para os seguintes formatos: Atividade Pedagógica Não Presencial - APNP/Presencial; Presencial; Presencial/On-line; e On-line. Os seguintes instrumentos foram aplicados: Questionário de caracterização do estudante; Questionário Professor como Contexto - versão estudante (QPC-E) e Questionário Engajamento e Desinteresse na Aprendizagem
versão estudante (QEDA-E), sendo os dois últimos resultantes do Estudo 1. A
necessidade de Competência foi percebida como menos atendida, em todos os formatos de ensino, por alunos com relatos parentais de dificuldades no processo de aprendizagem e no comportamento, o que refletiu nos indicadores de engajamento; por outro lado, a necessidade de Relacionamento foi percebida como satisfatória em todos os formatos. O apoio à necessidade de Autonomia e o Engajamento Emocional foram maiores no Presencial. A identificação e análise das interrelações entre as NPB e o contexto escolar sinalizam iniciativas que podem ser favoráveis ao engajamento discente. Por fim, no Estudo 3, foram investigadas a percepção do auxílio às NPB deestudantes e a percepção de professores acerca do atendimento às suas necessidades, em
amostra de 123 docentes lecionando nos formatos de ensino, Presencial,
APNP/Presencial e Presencial/On-line. Entre os instrumentos, foram aplicados o
Questionário de caracterização da amostra, Questionário de Satisfação Geral das
Necessidades Básicas (QSGNB), além do Questionário Professor como Contexto -
versão professor (QPC-P), também submetido aos processos de tradução e adaptação transcultural. As percepções dos professores sobre o atendimento às suas necessidades apresentaram valores acima da média. A necessidade de Competência foi menos percebida para professores da rede pública e no formato APNP/Presencial, com relação fraca entre percepções de atendimento às suas NPB e auxílio às NPB do estudante. O formato Presencial apresentou resultados mais positivos no auxílio do professor às NPB dos alunos. Houve relações positivas entre perfis de auxílio às NPB e desempenho do
aluno. As percepções de atendimento às necessidades discentes foram influenciadas pelo contexto e por percepções de rendimento escolar, sinalizando implicações para a prática pedagógica. Espera-se que a pesquisa contribua para uma análise mais ampla sobre a motivação discente mediante dados sobre engajamento e NPB, subsidiando intervenções e práticas de profissionais da Educação e da Psicologia.
Palavras-chave: engajamento, necessidades psicológicas básicas, aluno, pais, professor, ensino fundamental, COVID-19