Tarefa Escolar: Suporte Parental e o Desempenho nas Funções Executivas de Estudantes Com Idade Entre 7 e 9 Anos

Nome: SIMONE ALVES ARAUJO COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS Examinador Interno
BRUNA TONIETTI TREVISAN Examinador Externo
CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO Suplente Interno
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador
ROSANA SUEMI TOKUMARU Suplente Interno

Resumo: As funções executivas (FEs) são um conjunto de habilidades mentais que permitem ao indivíduo regular o comportamento e o pensamento com o objetivo de atingir metas. Na relação entre pais e filhos as práticas parentais de suporte têm fator de impacto positivo no desenvolvimento das FEs, que podem ser estimuladas em diferentes situações e atividades. Dentre as atividades comuns à criança, a tarefa escolar, quando mediada pelo suporte parental,
pode ter relação com o funcionamento executivo infantil. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a associação entre o suporte oferecido por pais na tarefa escolar e o desempenho nas FEs nucleares (controle inibitório, memória operacional e flexibilidade cognitiva) de seu filho ou filha. E adicionalmente, compreender as estratégias que os pais utilizam ao oferecer suporte aos filhos na realização das tarefas escolares. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quantitativa. Participaram 62 díades de pais e sua criança, com idades entre 7 e 9 anos, alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental em duas escolas particulares. Os pais responderam ao Questionário de Suporte Parental (QSP), elaborado para o estudo, abarcando seis dimensões:
controle inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento, organização e autonomia. Enquanto as FEs das crianças foram avaliadas por três instrumentos: Tarefa de Fluência Verbal Livre, Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – Subteste Dígitos, Teste dos Cinco Dígitos e Neupsilin-Inf - Subteste Span de Pseudopalavras. Os resultados da Análise
de correlação de Pearson indicaram correlação significativa e positiva, embora de baixa magnitude, entre organização e flexibilidade cognitiva e correlação negativa, também de baixa magnitude, entre planejamento e flexibilidade cognitiva. Discute-se a possibilidade de que aqualidade, em detrimento da frequência do suporte parental durante a realização da tarefa
escolar, tenha maior impacto no funcionamento executivo das crianças. A análise estatística resultante do Teste de Kruskal Wallis e do Teste de Dunn apontaram diferença significativa entre as dimensões do QSP e relevância do suporte parental nas dimensões ‘autonomia’ e ‘organização’ em relação as demais. Argumenta-se que fatores sociais e culturais se associem
a esse achado. Palavras-chave: funções executivas; suporte parental; tarefa escolar; ensino fundamental.

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