Tarefa Escolar: Suporte Parental e o Desempenho nas Funções Executivas de Estudantes Com Idade Entre 7 e 9 Anos
Nome: SIMONE ALVES ARAUJO COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIANE LIMA DE SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS | Examinador Interno |
BRUNA TONIETTI TREVISAN | Examinador Externo |
CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO | Suplente Interno |
MARIANE LIMA DE SOUZA | Orientador |
ROSANA SUEMI TOKUMARU | Suplente Interno |
Resumo: As funções executivas (FEs) são um conjunto de habilidades mentais que permitem ao indivíduo regular o comportamento e o pensamento com o objetivo de atingir metas. Na relação entre pais e filhos as práticas parentais de suporte têm fator de impacto positivo no desenvolvimento das FEs, que podem ser estimuladas em diferentes situações e atividades. Dentre as atividades comuns à criança, a tarefa escolar, quando mediada pelo suporte parental,
pode ter relação com o funcionamento executivo infantil. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a associação entre o suporte oferecido por pais na tarefa escolar e o desempenho nas FEs nucleares (controle inibitório, memória operacional e flexibilidade cognitiva) de seu filho ou filha. E adicionalmente, compreender as estratégias que os pais utilizam ao oferecer suporte aos filhos na realização das tarefas escolares. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quantitativa. Participaram 62 díades de pais e sua criança, com idades entre 7 e 9 anos, alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental em duas escolas particulares. Os pais responderam ao Questionário de Suporte Parental (QSP), elaborado para o estudo, abarcando seis dimensões:
controle inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento, organização e autonomia. Enquanto as FEs das crianças foram avaliadas por três instrumentos: Tarefa de Fluência Verbal Livre, Escala Wechsler de Inteligência para Crianças Subteste Dígitos, Teste dos Cinco Dígitos e Neupsilin-Inf - Subteste Span de Pseudopalavras. Os resultados da Análise
de correlação de Pearson indicaram correlação significativa e positiva, embora de baixa magnitude, entre organização e flexibilidade cognitiva e correlação negativa, também de baixa magnitude, entre planejamento e flexibilidade cognitiva. Discute-se a possibilidade de que aqualidade, em detrimento da frequência do suporte parental durante a realização da tarefa
escolar, tenha maior impacto no funcionamento executivo das crianças. A análise estatística resultante do Teste de Kruskal Wallis e do Teste de Dunn apontaram diferença significativa entre as dimensões do QSP e relevância do suporte parental nas dimensões autonomia e organização em relação as demais. Argumenta-se que fatores sociais e culturais se associem
a esse achado. Palavras-chave: funções executivas; suporte parental; tarefa escolar; ensino fundamental.