AVALIAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PARA ENSINO DA IMPLEMENTAÇÃO DE TENTATIVAS DISCRETAS A APLICADORES ABA

Nome: MARIANA BORGES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/04/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABIANA PINHEIRO RAMOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIEGO ZILIO ALVES Suplente Interno
ELIZEU BATISTA BORLOTI Examinador Interno
FABIANA PINHEIRO RAMOS Orientador
LUIZ ALEXANDRE BARBOSA DE FREITAS Examinador Externo

Resumo: O treino de habilidades comportamentais (Behavioral Skills Training - BST) é um
procedimento amplamente utilizado no treino de staff no campo da Análise do
Comportamento (Applied Behavior Analysis – ABA). O BST já é bem estabelecido como
estratégia baseada em melhores práticas para o treino de aplicadores de terapia ABA e é
efetivo no contexto de formação e supervisão de terapeutas que utilizam tentativas discretas
(Discrete Trial Training – DTT) para o ensino de habilidades a indivíduos com autismo.
Assim, este estudo teve por objetivo avaliar uma modalidade de BST que foi utilizado para
treinar aplicadores na implementação de um procedimento de ensino de DTT especificamente
delineado para ensinar discriminações condicionais auditivo-visuais a crianças com autismo.
Por meio da implementação da metodologia de sujeito único, os participantes, três estudantes
de Psicologia realizaram um procedimento de treino em seis fases, a saber: 1) linha de base,
que consistiu na leitura do procedimento seguida de uma avaliação da aplicação do estudante
diretamente com um confederado; 2) instrução, na qual os participantes assistiram a
videoaulas e na sequência responderam aos questionários dos módulos de ensino; 3)
videomodelação, em que os estudantes assistiram aos vídeos com a pesquisadora aplicando
tentativas a um confederado e diretamente com uma criança; 4) roleplay, que consistiu em
uma nova avaliação do desempenho de aplicação de DTT com o confederado; 5) feedback
que consistia em informar ao participante seu desempenho na aplicação com o confederado; e
6) generalização, que consistiu na aplicação diretamente com a criança, a fim de se avaliar o

desempenho dos participantes em uma situação de interação real. Todas as sessões do estudo
foram gravadas a fim de se coletar, analisar os dados e avaliar a concordância entre
observadores. Os resultados indicaram que dois participantes requereram exposição a duas
sessões de roleplay e uma de feedback para alcance do critério de aprendizagem de 80%.
Nenhum participante alcançou o critério de aprendizagem somente após as fases de instrução
e videomodelação. Um participante não alcançou o critério de aprendizagem. Os resultados
são consistentes com a literatura em relação à efetividade do componente feedback no BST.
Discute-se a utilidade de protocolos de ensino para staff clínico em termos de eficácia e
economia de recursos.

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