Efeitos da Intervenção em Parentalidade Positiva Sobre o Investimento Parental de Pais
de Crianças com Autismo

Nome: LOYANE FASSARELLA GASPARINI

Data de publicação: 28/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARINA NUNES BOSSARDI Examinador Externo
FABIANA PINHEIRO RAMOS Examinador Interno
ROSANA SUEMI TOKUMARU Presidente

Resumo: Vários fatores podem afetar o investimento parental em uma prole, entretanto são ainda
escassos os estudos na literatura que mostram que intervenções em parentalidade positiva
podem aumentar o investimento parental em crianças com autismo. Desse modo, o objetivo
foi realizar e avaliar o efeito de uma intervenção em grupo online em promoção da
parentalidade positiva sobre o investimento parental de pais de crianças com autismo. A
Intervenção contou com a participação de 5 mães de crianças autistas de 04 a 12 anos. O
efeito da intervenção foi avaliado a partir da aplicação de instrumentos pré e pós-intervenção,
sendo eles: Escala de Investimento Parental, Questionário de Dificuldades e Recursos,
Parenting And Family Adjustment Scales, o questionário sociodemográfico e o relato dos
participantes. Os resultados sugerem que a intervenção em parentalidade pode ser eficiente
no que se refere a diminuição das práticas parentais negativas e melhora no investimento em
convivência dos filhos com os pais, parentes e outros. Para mais, os resultados pré-teste com
a amostra de 20 participantes sugerem que quanto mais os pais apresentam desajuste
emocional, menor o investimento dos pais relacionados ao cuidado, convívio e valores,
suporte emocional, convívio, valores, evocações, jogos físicos e baixa qualidade do
relacionamento. Sugere-se que pesquisas futuras possam investigar os efeitos da intervenção
em uma amostra maior incluindo pais e crianças de diferentes níveis de suporte de autismo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910