CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: RELAÇÕES COM A PARENTALIDAE, INDICADORES COMPORTAMENTAIS E FUNCIONAMENTO EXECUTIVO

Nome: BIANCA MEIRELES BURINI

Data de publicação: 28/02/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIANA PINHEIRO RAMOS Presidente
LILIANE PERROUD MIILHER Examinador Interno
MÔNICA COLA CARIELLO BROTAS CÔRREA Examinador Externo

Resumo: Em uma perspectiva desenvolvimentista, considera-se que características da criança e do ambiente tem papel importante na aquisição de habilidades linguísticas, como a consciência fonológica. O funcionamento executivo, como aspecto do desenvolvimento cognitivo da criança, se dá de modo gradual, compartilhando competências com a linguagem, que dá à
criança uma importante ferramenta de controle e regulação. Como fonte de influência do ambiente está o contexto familiar, mais especificamente, a qualidade da parentalidade. Esta pesquisa visou a investigar as relações entre a consciência fonológica, a qualidade da parentalidade e os indicadores comportamentais e cognitivos de crianças pré-escolares.
Realizou-se um estudo descritivo, correlacional, quantitativo, transversal, com a participação de 20 crianças de ambos os sexos, 5 e 6 anos de idade, e seus pais. Foram utilizados os instrumentos: Escala de parentalidade e ajustamento familiar (PAFAS), Inventário de funcionamento executivo infantil (IFEI), Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ), respondidos pelos pais; e Prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO), respondida pelas crianças. Realizou-se análise descritiva e inferencial, com a obtenção do coeficiente de correlação de Spearman. Não foram encontradas relações significativas entre
funcionamento executivo e consciência fonológica. Esta, se associou com indicadores comportamentais (SDQ) e parentalidade (PAFAS). Destaca-se a correlação negativa que sugere que quanto maior a dificuldade de ajustamento emocional dos pais, menor o escore em segmentação fonêmica. Verificou-se ainda correlação positiva entre problemas de comportamento (sintomas emocionais e problemas totais) e funcionamento executivo (memória de trabalho e controle inibitório). O ajustamento emocional dos pais e o relacionamento pais e filhos, se associaram a indicadores comportamentais e executivos. Conclui-se a favor da
importância das variáveis contextuais no desenvolvimento de variáveis comportamentais, cognitivas e linguísticas de crianças pré-escolar, de modo a apoiar estudos com foco na intervenção de habilidades de parentalidade positiva junto aos pais.

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