SUPORTES (OU FALTA DE SUPORTES)? ESTUDOS SOBRE TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
QUE SÃO MÃES
Nome: JULIANA NASCIMENTO LUCAS RAMALHETE
Data de publicação: 19/03/2025
Banca:
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Papel |
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ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE | Presidente |
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL | Examinador Interno |
LÍGIA CAROLINA OLIVEIRA SILVA | Examinador Externo |
MARIANA RAMOS DE MELO | Examinador Interno |
Resumo: A trajetória acadêmica pode ser atravessada por inúmeros desafios, dentre eles a necessidade de
conciliar as atividades acadêmicas com a experiência da maternidade. A literatura indica que o acesso
ou o não acesso ao suporte possui importante influência sobre a trajetória acadêmica de graduandas
que são mães. Desta forma, esta dissertação investigou como o suporte influencia no desenvolvimento
de carreira de graduandas que são mães. A pesquisa foi desenvolvida em dois estudos: o primeiro
consistiu em um estudo documental qualitativo. O estudo documental buscou compreender quais
políticas de assistência estudantil são implementadas nas instituições públicas federais de ensino
superior, da região sudeste do Brasil, que buscam oferecer suporte para as universitárias que
vivenciam a maternidade. As fontes de dados foram sites oficiais das instituições, editais e contatos
via e-mail, com o setor responsável pela implementação de políticas de assistência. Fizeram parte do
estudo documental os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. Os dados
foram analisados utilizando o software Jamovi (versão 2022), uma ferramenta gratuita de análise
estatística. Inicialmente, foi realizada uma análise descritiva, incluindo o cálculo de medidas de
frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas. Também foram calculadas medidas de
tendência central, como a média e desvio padrão. Os resultados da pesquisa indicaram, que todos as
19 universidades federais do sudeste brasileiro possuem políticas de assistência estudantil. Contudo
apenas 18 delas informam, que oferece suporte para estudantes que possuem filhos. O foco da
política ofertada está no auxílio educação infantil, para estudantes vulneráveis socioeconomicamente.
Outras políticas são ofertadas pelas universidades federais do Sudeste do Brasil, porém são poucas
instituições que oferecem suporte diversificado para estudantes com filhos. Esse quantitativo reduz
ainda mais quando a investigação focou em políticas de assistência, para universitárias que são mães.
Os resultados apontam esforços realizados pelas universidades federais do sudeste do Brasil, para
garantir a permanência de estudantes vulneráveis socioeconomicamente que possuem filhos. Porem
existem importantes desafios que podem dificultar para que essas ações sejam efetivas. O segundo
estudo, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, buscou investigar o como o suporte
influencia na trajetória acadêmica de universitárias que são mães, através de entrevistas. Participaram
do estudo, 22 mulheres brasileiras, com idade a partir de 18 anos, mães de crianças entre 0 a 5 anos
e que são estudantes de graduação, em universidades federais, da região sudeste do Brasil. O
instrumento foi um roteiro de entrevista semiestruturado, dividido em três eixos: 1) perguntas
sociodemográficas para caracterização da amostra; 2) perguntas direcionadas aos objetivos deste
estudo; e 3) Escala de MacAthur. A coleta de dados foi realizada de maneira on-line, por
videoconferência via Google Meet. A análise dos dados foi realizada como apoio do software
IraMuTeQ através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados da pesquisa
indicam que acesso ao suporte possui impactos positivos na trajetória acadêmica de graduandas que
são mães, permitindo as estudantes conciliarem os cuidados com os filhos e os estudos. Quanto mais
diversificada for a rede de suporte, mais amparada a estudante se sente. O destaque aparece para o
acesso ao suporte institucional, na garantia de permanência estudantil e futura inserção no mercado
de trabalho. Pois o suporte institucional, como creche na universidade ou municipal, considerado
pelas participantes um suporte estável, permitindo maior organização de suas rotinas. Em
contrapartida a ausência de acesso ao suporte pode trazer uma série de impactos negativos na
trajetória acadêmica das alunas. Dentre os impactos estão: reprovação, retenção acadêmica e
abandono do curso. Além disso, a ausência de apoio no cuidado com os filhos pode dificultar sua
inserção no mercado de trabalho após a formação. Espera-se que a pesquisa contribua para o debate
sobre carreira no ensino superior e forneça subsídios para políticas públicas que ampliem as
oportunidades de desenvolvimento profissional para mulheres no meio acadêmico.
Palavras chaves: Maternidade; Carreira; Universitárias; Assistência Estudantil; Suporte;
Graduação